Assentamento em Bocaiúva sofre com a falta de estrutura

O assentamento Herbert de Souza, desde 1998 mais 700 famílias foram assentadas pelo Incra nestas terras na zona rural de Bocaiúva. O sonho de conquistar uma pequena propriedade foi realizado, mas as condições em que a maioria dos trabalhadores vive estão longe de ser as ideais. Parte desta casa desabou após os temporais do início do ano.
Para piorar, o abastecimento em 66 casas da comunidade é feito por cisternas. O poço com água potável existe, mas falta a ligação para a água de qualidade chegar a todos os lotes. Sem água e casas regularizadas, os assentados não podem ter acesso a programas federais como o Pronaf, que pode liberar um financiamento de R$ 20 mil para os pequenos produtores.

Andando pelas estradas do Pa Betinho deparamos com várias irregularidades como lotes desocupados e a criação de gado de corte, o que não condiz com a realidade de um assentado.
Por conta dos problemas básicos de infraestrutura e irregularidades na posse das terras, uma comitiva do Incra veio ver de perto a situação do Pa Betinho.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo