Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Assentamento em Bocaiúva sofre com a falta de estrutura

O assentamento Herbert de Souza, desde 1998 mais 700 famílias foram assentadas pelo Incra nestas terras na zona rural de Bocaiúva. O sonho de conquistar uma pequena propriedade foi realizado, mas as condições em que a maioria dos trabalhadores vive estão longe de ser as ideais. Parte desta casa desabou após os temporais do início do ano.
Para piorar, o abastecimento em 66 casas da comunidade é feito por cisternas. O poço com água potável existe, mas falta a ligação para a água de qualidade chegar a todos os lotes. Sem água e casas regularizadas, os assentados não podem ter acesso a programas federais como o Pronaf, que pode liberar um financiamento de R$ 20 mil para os pequenos produtores.

Andando pelas estradas do Pa Betinho deparamos com várias irregularidades como lotes desocupados e a criação de gado de corte, o que não condiz com a realidade de um assentado.
Por conta dos problemas básicos de infraestrutura e irregularidades na posse das terras, uma comitiva do Incra veio ver de perto a situação do Pa Betinho.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG