Crimes violentos cresceram quase 11% em Minas Gerais no ano passado

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant%u2019Ana, o secretário de estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, e o delegado-geral da Polícia Civil, Jairo Lellis Filho, concederam uma entrevista coletiva nesta manhã
O número de crimes violentos registrados em Minas Gerais aumentou 10,8% em 2011 em relação a 2010. No ano passado, a taxa por grupo de 100 mil habitantes, que leva em conta o crescimento populacional, foi de 277,78, contra 250,52 em 2010. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Os crimes considerados violentos são homicídios, tentativas de homicídio, estupros, roubos e roubos a mão armada.
Os dados foram levantados pelo Centro Integrado de Informações de Defesa Social (Cinds), órgão colegiado da Seds, com base nas ocorrências registradas no Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), no banco de dados da Polícia Militar e na Delegacia de Crimes Contra a Vida. Em números absolutos, as ocorrências aumentaram de 50.625 para 56.593, segundo a Defesa Social. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, área que concentra o maior número de ocorrências, foram 32.680 crimes violentos ocorridos no ano passado.
A Sed atribui a elevação das taxas de criminalidade violenta em Minas Gerais em 2011 ao aumento da violência armada associada ao tráfico de drogas, como brigas de gangues, disputa de quadrilhas pelo controle de territórios e pontos de drogas e da cobrança de dívidas de usuários. Conforme o órgão, a avaliação é das equipes de inteligência das polícias Civil e Militar, de órgãos de monitoramento da criminalidade e do Colegiado de Integração de Defesa Social do Estado.
De acordo com especialistas que integram as instituições, as formas de violência armada associada ao tráfico de drogas foram intensificadas nos últimos anos. Em municípios de grande porte, a atuação do tráfico se tornou um fenômeno mais complexo, enquanto nos municípios de médio porte, houve uma expansão da violência associada ao tráfico, como o homicídio. Ainda de acordo com o levantamento, em Minas Gerais, foram registrados 3.754 homicídios em 2011, contra 3.201 no ano anterior.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos