Janaúba e Nova Porteirinha: Projeto Gorutuba sofre grande perda de água por danos nos canais

Imagem
Canal do Projeto Gorutuba danificado pela ação do tempo causa grande perda de água crédito: DIG/divulgação (Por Luiz Ribeiro, EM) O Projeto de Irrigação do Gorutuba, localizado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerai s , está com seu canal principal e tubulação danificados pela ação do tempo, causando o desperdício de aproximadamente 70 mil litros de água por dia devido aos vazamentos. Com isso, cerca de 30% do projeto está parado, o que representa prejuízo para a produção de frutas e para a economia regional. A situação foi levada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão. Ela apresentou um pedido ao Governo Federal para a liberação de cerca de R$ 142 milhões destinados às obras de reparo no perímetro irrigado, que atualmente envolve 260 produtores. O Norte de Minas  Gerai s  é uma região historicamente castigada pela seca. O Projeto Gorutuba, viabilizado com água ca...

PROJETO VOLTADO PARA REGIÃO REALIZARÁ CURSO

A equipe do Projeto Cidadania Ribeirinha, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, retornou nessa quinta-feira ao Norte de Minas para mobilizar as comunidades para o Curso de Desenvolvimento Sustentável, uma das ações do projeto. Entre os dias 2 e 30 de março, as inscrições estarão abertas em Manga e Matias Cardoso, onde o curso será realizado a partir de abril. Em seguida, ele será oferecido em Pedras de Maria da Cruz e Itacarambi.
Os públicos prioritários são estudantes de ensino médio, agentes públicos e trabalhadores cuja atividade tenha relação com as águas. Na sede de Manga, as inscrições podem ser feitas na Prefeitura Municipal e nas Escolas Estaduais Ministro Petrônio Portela e Presidente Olegário Maciel. Os interessados podem se inscrever também nas escolas estaduais de Brejo de São Caetano e de Nhandutiba, localidades pertencentes ao município.
Em Matias Cardoso, receber ão inscrições a Escola Estadual Dom Bosco e a Secretaria Municipal de Agricultura/Prefeitura, na sede. No povoado de Gado Bravo, a inscrição será feita na escola estadual e, na comunidade do Pau Preto, na Associação Comunitária dos Vazanteiros do Pau Preto. Os documentos necessários são o xerox da identidade ou certidão de nascimento e a ficha de inscrição preenchida, distribuída no ato da inscrição.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo