Postagens

Mostrando postagens de janeiro 16, 2022

Minas Gerais: Morre criança de 8 anos que testou positivo para Covid-19

Imagem
Um menino de 8 anos, que testou positivo para Covid-19, morreu na cidade de Além Paraíba, na Zona da Mata mineira. Exames laboratoriais ainda devem confirmar se o novo coronavírus foi, de fato, a causa da morte. A informação foi divulgada pela prefeitura do município nesta sexta-feira (21). Conforme o comunicado do Executivo, a criança tinha comorbidades e deu entrada no Hospital São Salvador com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). No local, foi confirmado que o menino havia testado positivo para a doença. Dauro Machado, assessor de imprensa do gabinete da prefeitura, disse que a suspeita é de que a criança tenha morrido em decorrência de complicações da doença. "No entanto, a causa do óbito só poderá ser confirmada após uma nova análise. Por isso, uma amostra já foi encaminhada à Fundação Ezequiel Dias (Funed), que é o laboratório de referência para o diagnóstico de Covid-19", esclarece. Vacinação infantil em Além Paraíba ainda não começou Conforme a prefeitu

Janaúba recebe 990 doses pediátricas contra a COVID-19

Imagem
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e as Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora entregaram na quinta-feira (20/1), a segunda remessa de vacinas pediátricas contra a covid-19 a 86 municípios que compõem a macrorregião Norte. Ao todo são 14.610 doses de imunizantes que darão sequência à vacinação de crianças na faixa etária de 5 a 11 anos. Com a nova remessa, nesta semana, o Norte de Minas contabiliza o recebimento de 24.740 doses de vacinas da Pfizer/BioNtech destinadas às crianças. Na segunda-feira, 17, os municípios receberam a primeira remessa repassada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), de 10.130 doses. A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS-Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, explica que, como a quantidade de vacinas repassadas aos estados pelo Ministério da Saúde ainda é pequena, a prioridade continua sendo a vacinação de crianças que possuem deficiência permanente ou comorbidades. “À medida que a

Homem é preso suspeito de abusar sexualmente das filhas em Buritis

Imagem
(Por Marina Pereira, g1 Grande Minas) Um homem, de 57 anos, foi preso suspeito de abusar sexualmente das filhas na zona rural de Buritis. O mandado de prisão preventiva foi cumprido na manhã deste sábado (22). As investigações começaram depois que uma das filhas, de 16 anos, foi trabalhar como babá e relatou os abusos para os patrões. “Ela apresentou sinais de depressão e intenções de suicídio. Essa família ficou preocupada com a adolescente e questionou o que estava acontecendo, e a menina relatou que era estuprada pelo pai e que suspeitava que isso também acontecia com as irmãs”, disse o delegado Leandro Fernandes Araújo. Ainda de acordo com o delegado, a adolescente contou que os abusos aconteciam há cinco anos e o laudo da perícia constatou rompimento de hímen neste mesmo período. “Essa informação da adolescente foi corroborada com o laudo da perícia que comprovou que batia com o que ela dizia e também foi corroborada com as mensagens que o pai mandava para a mesma, que não eram co

No Hospital Regional de Janaúba pernilongo é mato, literalmente

Imagem
Neste sábado (22) nosso jornalismo veio acompanhar uma paciente que teve uma distensão muscular, e podemos vê de perto as limitações do Hospital Regional que atende os 15 municípios da Serra Geral. Enquanto este jornalista escreve para os nobres leitores, todo instante tenho que parar por conta dos ataques de pernilongos e muriçocas. Ninguém vem par um hospital para se divertir ou passar o tempo, mas sim em casos de problemas de saúde que de fato precisam de atendimento especializado. Mas o que se vê é uma unidade hospitalar abandonada em termos de manutenção ao redor, com mato e infestação de insetos que também são transmissores de doenças. Sofrimento dobrado para quem tiver que passar uma noite sequer aqui. Falta álcool, cadeiras para quem acompanha os pacientes são de bares e o sumidouro de dinheiro chamado Hospital Regional continua sem solução.

Janaúba: homem que comprou joias furtadas é preso pela Polícia Civil

Imagem
Nessa quinta-feira (20), a Polícia Civil de Minas Gerais prendeu, em Janaúba, Norte de Minas, um homem, de 24 anos, investigado por receptação de joias, que foram furtadas no dia 12 de janeiro. O furto aconteceu em uma residência, localizada no bairro Ribeirão do Ouro. Nesse dia, dois indivíduos colocaram veneno na comida dos cachorros da vítima, na intenção de entrar na casa com mais facilidade. Dentro do imóvel, eles subtraíram vários pertences dos moradores. Um deles foi preso em flagrante e parte dos produtos subtraídos foram recuperados. Oito dias após o crime, a Polícia Civil localizou e prendeu o receptador dos objetos faltantes. O suspeito confessou ter comprado as peças de ouro dos autores do furto, como duas pulseiras e dois anéis, que estavam em sua posse. Ele foi autuado por receptação dolosa.

Samu de Janaúba passa por dificuldades por ter apenas duas ambulâncias para atendimento

Imagem
Em pleno sábado você solicita a viatura do Samu, uma ambulância, e tem como resposta que não nenhuma disponível no momento. O motivo? São apenas dois veículos para atender Janaúba e demandas das proximidades. Foi essa situação da tarde deste sábado (21) confirmada pelo nosso jornalismo através do 192. Os profissionais do Samu fazem o que podem na estrutura precária que eles trabalham em Janaúba e ainda lidam com a falta de estrutura. Chegando as eleições as promessas vem de carretas, mas na prática o Samu está sucateado e abandonado.

Vereador de Unaí é preso suspeito de atropelar idoso após discussão

Imagem
(Por Marina Pereira e Igor Brandão, g1 Grande Minas) Um vereador de Unaí, no Noroeste de Minas, foi preso pela Polícia Civil suspeito de atropelar um idoso, de 62 anos. A ocorrência foi na última quarta-feira (19) e o mandado de prisão temporária por tentativa de homicídio foi cumprido nessa sexta-feira (21). De acordo com as investigações, Edimilton Gonçalves de Andrade (DEM) e a vítima, um idoso, de 62 anos, estavam em uma mercearia no Povoado de Boa Vista quando iniciaram uma discussão. “Após esse desentendimento, o suspeito saiu do local e ficou rondando o comércio à espera da vítima. Tão logo a vítima saiu do estabelecimento, o suspeito veio a colidir com ela que, com o impacto, veio a cair ao solo, sofrendo lesões na cabeça e corpo” disse a delegada Lilian Rodrigues de Oliveira, em nota divulgada no site da Polícia Civil. Ainda de acordo com a delegada, a vítima relatou que estava indo em direção a sua residência quando escutou “vou te atropelar” e, em seguida, sentiu o impacto d

Homem é preso com armas e munições em ônibus de turismo na MGC-251, em Coração de Jesus

Imagem
(Por Paula Alves, g1 Grande Minas) Um homem, de 39 anos, foi preso com armas e munições após ser abordado em um ônibus de turismo na MGC-251, em Coração de Jesus, na noite dessa sexta-feira (21). Segundo a Polícia Militar Rodoviária, o suspeito demonstrou nervosismo ao visualizar os policiais e agasalhou uma bolsa perto dele, na tentativa de esconder os objetos. Ao fazer buscar, os militares encontraram três armas de fogo e treze munições calibre .38. Ainda de acordo com a PM Rodoviária, o homem tem passagens por roubo e homicídio e também é suspeito de tentar matar policiais militares em São Gotardo, no Triângulo Mineiro, em 2006. A polícia constatou que o ônibus, com placas de Franca (SP), estava irregular e circulava de forma clandestina no trajeto de Uberaba a São Francisco. A empresa responsável pelo transporte e o motorista foram autuados. Já o passageiro foi conduzido à delegacia de Polícia Civil, em Montes Claros.

Minerva é autorizada a exportar carne in natura aos EUA

Imagem
A exportadora e comercializadora de carne bovina e derivados Minerva Foods anunciou que sua unidade em José Bonifácio, em São Paulo, foi habilitada para exportar carne in natura aos Estados Unidos. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (21). Segundo o comunicado, para receber a autorização, a unidade passou por uma auditoria realizada pelo Ministério da Agricultura, em conjunto com os requisitos estabelecidos pelo Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar dos EUA (FSIS, na sigla em inglês). Os cortes produzidos na unidade já poderão embarcar ao país. Além desta unidade, a empresa conta com seis plantas com habilitação para exportar aos EUA: Araguaína (TO), Janaúba (MG), Paranatinga (MT) e Palmeiras de Goiás (GO) estão autorizadas a enviar carne in natura. A unidade de Barretos (SP) pode embarcar carne enlatada, além da divisão de negócios Minerva Fine Foods, com produtos cozidos e congelados.

Porteirinha está sem prefeito desde o dia 11 de janeiro

Imagem
Com o chefe do executivo internado por complicações causadas pela COVID-19 fora do município de Porteirinha, a cidade continua vacante e não há qualquer manifestação por parte do legislativo que deveria verificar isso. Mesmo se recuperando bem, Juracy Freire ainda precisará de um bom tempo de descanso para estar plenamente apto para exercer o cargo de prefeito. Na lógica, o vice-prefeito existe justamente pra isso, substituir o chefe do executivo na sua ausência, no caso de Porteirinha seria Thiago da TS, o único com poderes para assinar decretos e despachar várias demandas, já que a cidade não para e os seu munícipes tem necessidades desde saúde a manutenção de vias. Causa estranheza o vice-prefeito ainda não ter assumido, já que a lei não esta sendo colocada em prática. Fica a pergunta: Cadê a Câmara de Porteirinha e o Ministério Público? Ninguém sabe, ninguém viu.

Janaúba: Rua no bairro Izaías Pereira é vítima do descaso das pessoas e do poder público

Imagem
 

Entre Caçarema e Quem-Quem moradores denunciam que está intransitável

Imagem
 

Nova Porteirinha tem 11 mortes e 534 casos de COVID-19

Imagem
 

Janaúba poderá finalmente se libertar da Copasa

Imagem
O município de Janaúba eleva o tom tendo o Executivo apresentado e aprovado Lei para multar a Copasa por obras e reparos mal feitos nas vias públicas da cidade. A proposta do Executivo recebeu total apoio dos vereadores que a aprovaram por unanimidade. Trata-se do Projeto de Alteração de Lei Complementar, 18/2021, que acrescenta dispositivos à Lei 2.315/2019. Pela proposta, o Executivo janaubense deixa claro que, caso não seja cumprido os dispositivos da mesma, poderá até mesmo cassar a concessão e rescindir o contrato com a empresa de saneamento. Em sua justificativa, o prefeito janaubense, José Aparecido Mendes Santos, alega que os servicos efetivados pela Copasa vem interferindo, de modo sistemático, nas vias públicas, abrindo valas e valetas nas ruas, interferindo no trânsito, sem respeito por pedestres e condutores, agindo de forma aleatória e sem programação. Também alega o Executivo janaubense a falta de comprometimento da empresa com a recomposição das vias danificadas. Segundo

Janaúba: quatro pessoas ficam feridas em acidente na MGC-122

Imagem
Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na manhã desta sexta-feira (21), na MGC-122, em Janaúba. Segundo o SAMU, os quatro homens, de 23, 39, 40 e 53 anos, que estavam no carro ficaram feridos após um carro sair da pista e colidir com uma árvore. Eles apresentavam traumas na região do tórax e abdômen. Os pacientes foram imobilizados, medicados e conduzidos ao hospital de Janaúba.

Mart Minas em Janaúba causa revolta de consumidor

Imagem
 

Evento organizado pelo gorutubano de coração Ney Barbosa: Festival Viola dos Gerais divulga músicas finalistas

Imagem
Dupla Delson e Délcio venceu o concurso em 2017 — Foto: Reprodução/ Inter TV (Por Marina Pereira, g1 Grande Minas) A 7ª Edição do Festival Viola dos Gerais chega à sua reta final com a classificação de 24 músicas interpretadas por artistas de 16 cidades mineiras. Pela primeira vez, as seletivas foram realizadas de forma remota por conta da pandemia. Os candidatos enviaram vídeos que foram avaliados por uma comissão de músicos reconhecidos dentro do cenário da música sertaneja raiz. O festival é realizado pelo Instituto Artístico e Cultural Viola dos Gerais e a Inter TV é parceira do evento. “O resultado do festival online foi positivo porque abriu um leque e deu oportunidade para músicos de outras regiões participarem. Cerca de 120 artistas se inscreveram”, disse o organizador Ney Barbosa. A ideia da organização é fazer a grande final de forma presencial em uma das cidades, mas depende das condições sanitárias. Por enquanto, a data da final ainda não foi definida. A última edição do Fe

Janaúba é contemplada com R$ 67 mil para ampliar o cadastro de quilombolas no SUS

Imagem
(Por Pedro Ricardo) Sessenta e três municípios da macrorregião Norte estão sendo contemplados pelo Ministério da Saúde (MS) com o repasse de R$ 915.600,00 destinados para a implementação de ações voltadas para ampliar o cadastro da população quilombola nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS). A liberação dos recursos para 2.463 municípios, sendo 387 localizados em Minas Gerais, foi anunciada segunda-feira, (17/1), pelo secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que haja 1 milhão 133 mil 106 quilombolas no país. Porém, nos sistemas de informação da APS, atualmente há 328.181 quilombolas cadastrados. Ou seja, a cada 10 quilombolas, apenas três têm cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS). Isso corresponde a 29% da população sendo acompanhada. Segundo o secretário do Ministério da Saúde, devido ao contexto de vulnerabilidade social ao qual as populações quilombolas estão expostas contínua e cotidianamente

Janaúba: bandidos envenenam cachorros para assaltar residência

Imagem
A Polícia Civil de Minas Gerais, na data de hoje, (20/01), em Janaúba, norte do Estado, prendeu um homem, 24 anos, receptador de joias, que foram furtadas em uma residência situada no bairro Ribeirão do Ouro no último dia 12 de janeiro. Naquela data, dois indivíduos colocaram veneno na comida dos cachorros da vítima, no intuito de entrar na residência com mais facilidade e, uma vez dentro da casa, subtraíram vários pertences dos moradores da casa. Um dos autores foi preso em flagrante delito de furto qualificado e parte dos produtos subtraídos foram recuperados. Munidos de ordem de serviço para apurar cabalmente os fatos e recuperar os objetos faltantes, os investigadores da Polícia Civil lograram êxito na data de hoje em localizar e prender o receptador dos objetos furtados, o qual estava na posse de duas pulseiras e dois anéis de material correspondente a 7 gramas de ouro. O suspeito confessou ter comprado dos autores do furto as peças de ouro. Ele foi preso em flagrante pelo delito

Nota sobre o estado de saúde de Juracy Freire

Imagem
 

No rateio do FUNDEB em Janaúba vereadora irá receber, mas os que estavam de atestado médico dias serão descontados

Imagem
Nesta quinta-feira (20), mais uma vez nosso jornalismo foi notificado por conta das injustiças que vem acontecendo em Janaúba. Desta vez os profissionais da educação que estão indignados com o rateio do FUNDEB.  Leiam o relato desta educadora que nos escreveu: Oi Boa tarde! Tudo bem? Teria como vc fazer essa reportagem? É que somos professores da rede Municipal de Janaúba. Na divisão do rateio fomos lesadas porque tivemos de atestado médico durante o ano de 2021 para tratar de saúde. Portanto recebemos o valor proporcional somente aos dias trabalhados, porém a Lei é bem clara e nos ampara se for licença médica, mediante atestado médico temos o direito de receber. No entanto, várias pessoas ficaram sem receber e outras receberam indevidamente. Inclusive ontem foi aprovado na Câmara uma lista dos readaptados que irão receber, inclusive a nossa indignação maior A VEREADORA CARMELINA IRÁ RECEBER ESTE RATEIO. O nome dela consta na lista para receber. E nos professores que adoecemos na esco

Janaúba contra o Corona: Crianças ansiosas pela dose contra a Covid-19

Imagem
MUITO FELIZ - João Emanuel, de 10 anos,  não vê a hora de tomar a proteção contra a Covid (Leonardo Queiroz e Larissa Durães, O NORTE) Foi apenas o primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 para as crianças em Montes Claros. No início da fila, aquelas com comorbidades ou deficiência permanente. Mas no Caic Maracanã, um dos três pontos de vacinação, garotos que foram ao local para jogar bola não escondiam a ansiedade para chegar a sua vez. “Eu quero tomar a vacina e agradecer a Deus para não pegar nenhuma gripe e nenhuma outra doença. Estou muito feliz e tenho um irmão bebezinho que ainda não pode vacinar. Também todos os meus amigos estão animados para vacinar”, conta João Emanuel Honorato Santos, de 10 anos. O município ainda não tem definida a data para imunizar as crianças tendo a idade como critério, mas a expectativa é a de que não demore. Hoje, a cidade deve receber mais uma remessa da dose pediátrica da Pfizer. Em Montes Claros a vacinação acontece das 8h às 15h no Caic Maraca

Entre Janaúba e Montes Claros acessos via BR-251 seguem interditados

Imagem
Foto: Polícia Rodoviária Federal/ Divulgação. (Por Jonas Martins, WebTerra) O Ministério da Infraestrutura (MInfra) informou que vários pontos da BR-251 continuam interditados, total ou parcialmente, nesta quinta-feira (20), devido as contínuas chuvas que vem atingindo Minas Gerais nas últimas semanas. No km 335, próximo a cidade de Salinas, está interditado parcialmente em virtude de deslizamento de rochas. Já no km 338, também próximo a Capital da Chachaça, está parcialmente interditado devido a erosões na margem direita da rodovia. O km 348 está parcialmente interditado no entroncamento com a MG-307, na cidade de Grão Mogol, em consequência de um deslizamento de talude. E o km 504 está totalmente interditado no trevo de acesso a Janaúba. Segundo o Minfra, “tendo em vista os efeitos das fortes chuvas que atingem o estado [de Minas Gerais] nas últimas semanas, o Ministério da Infraestrutura segue trabalhando em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Departam