Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Servidores de Cristália irão entrar em greve caso seus direitos continuem sendo desrespeitados



Em Cristália, no ano de 2021, os funcionários efetivos já completaram o terceiro quinquênio, e mais um biênio. Mas segundo o executivo, por conta da Lei complementar 173, fica inviável pagar o que seria direito dos efetivos. O interessante é que, o município não poderia pagar aos funcionários seus direitos adquiridos, porem pôde ter pagado horas extras, gratificações e bonificações para se eles quisessem, sem contar que para pagar seus funcionários, existia decreto, mas para farrear com aglomerações, não.

E tem mais, o rateio do FUNDEB, dos Professores que muitos municípios pagaram em dezembro, ninguém sabe dizer para onde foi o recurso. 

Os profissionais aguardam ansiosos, o reajuste de 33,23%, que foi concedido à categoria. Caso não haja o reajuste, o ano letivo/2022 já tem pretensão de iniciar com greve, uma vez que o piso nacional foi reajustado já para a partir de janeiro/2022 e os professores contam com este dinheiro. Afinal, basta o pagamento do quinquênio e biênio/2021 que já foram devorados pela corja gestora. 

A classe faz um apelo aos vereadores da situação que façam seu papel de fiscais, pois a oposição já está se organizando para ir até o Ministério Público, denunciar os abusos desta gestão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga