Frigorífico Minerva Janaúba: o lado sombrio que ninguém fala e que eles desejam que permanece oculto


Alguns leitores me questionam o que nosso jornalismo ganha batendo de frente com forças tão poderosas, tanto da iniciativa pública como da privada. E a resposta é tão clara como o Sol que ilumina as terras do Norte de Minas Gerais: "É tão somente por ter a alegria de poder defender aqueles que não tem vez e nem voz." E os processos? Cada um que recebo é como uma estrela para minha patente de defensor dos fracos e oprimidos. Estamos acostumados a apanhar, literalmente.

E em nossa jornada, além de denunciar várias prefeituras, políticos, e empresas que não são fiéis com o povo, nos deparamos quase que por acidente com o Frigorífico Minerva Unidade Janaúba. E que fique claro para cada apreciador do nosso trabalho, não queremos que a empresa feche as portas ou vá embora de Janaúba, mas que simplesmente trabalhe conforme a lei determina. Se fizerem uma consulta em nosso sítio eletrônico, irão ver que temos várias notícias que enaltecem o Minerva Foods, que sempre nos pareceu um exemplo da iniciativa privada.

Porém, nossa visão mudou drasticamente neste ano de 2022. Ao começarem as enxurradas de reclamações de funcionários e ex-funcionários do Minerva denunciando a situação insalubre e que flertava com condições de trabalho análogas a escravidão. Denunciamos em todos os meios possíveis, e desde então os coniventes com o atraso e com os erros que acontecem dentro da empresa, vem atacando de forma pessoal este comunicador. Com xingamentos que são inviáveis de serem reproduzidos aqui, por respeito aos nossos nobres leitores. Mas sempre de forma anônima, já que eles não tem coragem de colocar a cara a tapa e provarem que as denúncias são falsas. Só apelam para palavras de baixo calão.

E por conta da nossa coragem em enfrentar esse gigante da indústria de alimentos, é que começaram a chegar mais situações que vão além das trabalhistas, e chegam a escala sanitária. Incontáveis ações na justiça trabalhista mais a indignação de quem viu coisas impensáveis para um ambiente onde se processa alimentos, vem surgindo como tiririca, quanto mais você arranca, mais ela se espalha. São notícias e informações que chamamos de oficiosas, ou seja, ainda não foram confirmadas. Pessoas que já trabalharam no alto escalão da empresa afirmam que desde carne estragada sendo servida para os funcionários a proteína animal inapropriada para a exportação sendo enviada para fora do continente, tem a conivência de quem deveria fiscalizar.

Se aprofundarmos mais nas denúncias, o caso pode impactar até mesmo as exportações da empresa. O fato é que estamos reunindo o máximo possível de provas, para parar essa insanidade sanitária que vem acontecendo no Minerva em Janaúba. E nosso trabalho vem surgindo efeito, e foi notícia no país inteiro, onde vários frigoríficos, inclusive o Minerva, foram alvos de operações do MPMG, que está de olho. E em breve teremos Ministério Público do Trabalho e a Vigilância Sanitária.

Comentários

  1. E agradecemos por vê nossa situação só queremos melhora porque a situação lá não é fácil só você pra dedica a nois agora tamos com esperança que pode mudar obrigada

    ResponderExcluir
  2. Até que enfim estão apurando os fatos. E repito, nada do que está sendo noticiado é mentira, só quem trabalha ou trabalhou lá sabe o caos! É uma vergonha a forma em que os funcionários são tratados!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo