Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Brasília de Minas terá oncologia clinica e Janaúba pré-dialise


(Por Girleno Alencar) O município de Brasília de Minas terá o serviço de oncologia clínica, enquanto Janaúba contará com a pré-diálise pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS) foi aprovada a habilitação de novos serviços de saúde para o Norte de Minas. A implantação do serviço pré-dialítico do Hospital do Rim será em Janaúba.

A pré-diálise é o momento em que os primeiros sintomas da doença renal crônica começam a aparecer e as análises laboratoriais evidenciam várias alterações. O paciente apresenta níveis elevados de fósforo, anemia estabelecida, PH sanguíneo baixo (aumento da acidez no sangue) e uma série de outras complicações.

O coordenador de atenção à saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, João Alves Pereira, entende que “o credenciamento do serviço junto ao Ministério da Saúde constituirá um passo importante para o fortalecimento do serviço na microrregião de saúde. O tratamento pré-dialítico já funciona em Janaúba, mas ainda é financiado pelo SUS. Com o credenciamento, os pacientes com comprometimento da função renal, que ainda não estão em diálise, poderão ser melhor acompanhados, fazendo uma preparação adequada para o início da diálise quando for necessário”.

Os gestores de saúde também aprovaram a implantação do serviço de oncologia clínica no Hospital Senhora Santana, sediado em Brasília de Minas. De acordo com proposta encaminhada pela instituição à Gerência Regional de Saúde de Januária – (GRS), o novo serviço será uma extensão do trabalho já desenvolvido pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – (Unacon) do Hospital Dilson Godinho, sediado em Montes Claros.

Com a aprovação da solicitação por parte da CIB-SUS, o hospital terá prazo de um ano para concluir o processo de habilitação do serviço. Entre outras providências a serem tomadas está a obtenção de alvará sanitário. Atualmente o município de Salinas já possui serviço de oncologia clínica credenciado. Já hospitais sediados em Taiobeiras e Porteirinha estão com processos em andamento para a implantação de serviços de oncologia clínica. Com isso a superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, entende que “o fortalecimento das microrregiões de saúde com a implantação de novos serviços de média e alta complexidade se constitui importante avanço para a melhoria do acesso da população a diversos tratamentos, evitando deslocamento a longas distâncias e a superlotação dos hospitais sediados em Montes Claros”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG