Deputada eleita de São João das Missões recebe os parabéns do ator Norte-Americano Leonardo DiCaprio


O ator Leonardo DiCaprio cumprimentou Célia Xakriabá (Psol), a primeira indígena eleita deputada federal por Minas Gerais, pela sua chegada ao Congresso Nacional. Ele publicou a mensagem de congratulação a Célia em sua rede social, na qual parabenizou também Sônia Guadajara, primeira indígena a conseguir a eleição de deputada federal pelo estado de São Paulo.

Natural do município de São João das Missões (povo Xacriabá), no Norte de Minas, Célia Xakriabá foi eleita para a Câmara Federal com 101.154 votos no primeiro turno da eleição do último domingo (02). Ela é a herdeira política da deputada federal Áurea Carolina (Psol), que não se candidatou a um segundo mandato.

Na mensagem publicada no Twitter, Leonardo DiCaprio, que se apresenta como "ator e ambientalista", afirma: "parabéns para @celiaxakriaba, 1 de 2 mulheres indígenas a conquistar assentos no Congresso do Brasil. A Amazônia e a saúde do nosso planeta estão em ótimas mãos com esses líderes incríveis".

Em resposta, a indígena comentou: "o cuidado com nossos biomas não impacta somente o Brasil, impacta toda a humanidade. Nossa vitória é pela Mãe Terra" .

Quem é Célia Xakriabá
Célia Xakriabá é professora, mestre e doutora em antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - sendo a primeira mulher a ingressar no doutorado da instituição. Ela representou os povos indígenas na COP-26, participou ativamente da denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro por crime contra a humanidade em Haia.

Trabalhou na Secretaria de Estado de Educação com as escolas indígenas, quilombolas e do campo e foi assessora parlamentar da deputada Áurea Carolina.

A deputada federal eleita da etnia Xakriabá compõe a Bancada do Cocar, movimento que tem o objetivo de eleger mulheres indígenas para fazer a defesa dos territórios indígenas e de ações que cessem as mudanças climáticas. Ela se emocionou muito com a vitória.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos