Anastasia perto de definir seu candidato em Montes Claros

O cenário eleitoral em Montes Claros, ganhará uma definição importante no fim desta semana, quando o governador Antonio Anastasia (PSDB) baterá o martelo sobre o nome que vai apoiar na disputa municipal de outubro. Pelo menos seis dos sete pré-candidatos colocados até o momento fazem parte da base de apoio do governo e falam abertamente que só estão esperando a decisão do governador para confirmar a candidatura.
Dois deles são secretários de Estado: Carlos Pimenta (PDT), da pasta de Trabalho e Emprego, e Gil Pereira (PP), da de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas.
"Quem o governador decidir, esse será o candidato do grupo que integra a base de apoio", explicou Pereira.
O mesmo confirmou Pimenta. "Vamos fazer uma análise técnica de todos os nomes. E a escolha será um consenso entre todos", disse o secretário.
A reunião para definir o candidato será realizada até sexta-feira. O escolhido, com grande probabilidade, será o adversário do prefeito Luiz Tadeu Leite (PMDB), que tentará se reeleger.
Um nome apontado como o mais provável para ser o concorrente aliado de Anastasia em Montes Claros é o do deputado federal Jairo Ataíde (DEM). Os próprios "adversários" no páreo destacam que o fato de o democrata já ter sido prefeito por duas vezes pesará na decisão do governador. Ele foi eleito em 1996 e foi reconduzido à chefia do Executivo em 2000.
Ataíde, contudo, prefere preservar a condição de candidato em potencial e também aposta no conhecimento que tem das principais necessidades do município para emplacar seu nome.
"O apoio do governo, tanto o estadual como o federal, não é importante apenas para o candidato, mas para a cidade. Estou construindo essa candidatura há muito tempo", destacou o parlamentar.
Candidatura. O ex-prefeito de Montes Claros, Athos Avelino (PSB), também disputa o apoio do governo, mas afirma que o PSB deseja ter candidato próprio no município, independentemente de uma definição do Palácio Tiradentes.
"Há a possibilidade de o governador não apoiar ninguém no primeiro turno e só se definir por um candidato no segundo", especulou o socialista, que cumpriu mandato de 2005 a 2008, tendo sido derrotado por Luiz Tadeu Leite na última eleição.
No início do mês, o PSB se reuniu para discutir as eleições municipais em Minas e, de acordo com Athos Avelino, seu nome já foi definido como pré-candidato da legenda à prefeitura.
A reportagem tentou falar com o prefeito durante toda a semana, inclusive por meio de seu chefe de gabinete, mas não conseguiu entrevistar Tadeu Leite.
Posição
Tucanos. O presidente estadual do PSDB, deputado federal Marcus Pestana, confirmou
que o partido não terá candidato próprio e que irá apoiar algum dos nomes dos aliados já colocados
.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe