Projeto “UnirMontes” beneficia 1,7 mil pessoas em praça pública de Janaúba

A comunidade de Janaúba também participou diretamente das atividades comemorativas ao cinquentenário da Universidade Estadual de Montes Claros naquele município. Na última sexta-feira (23), durante todo o dia, 50 acadêmicos de 11 cursos de graduação promoveram diversas ações nas áreas de cidadania, justiça, saúde, arte, educação, esporte, cultura e lazer no âmbito do programa “UnirMontes”, realizado na Praça do Triângulo, no bairro Padre Eustáquio. No período, foram atendidas 1.761 pessoas, principalmente crianças, mulheres e adolescentes.
Esta iniciativa, que será levada a todos os campi no Norte, Noroeste e Vale do Jequitinhonha, é baseada nas experiências bem sucedidas do programa Unimontes Solidária, desenvolvido de forma voluntária por professores e universitários em período de recesso letivo. Todos os atendimentos são gratuitos. “A gente não pode perder uma oportunidade como essa de vir cuidar da saúde”, disse a dona de casa Eremita Soares Santana, de 80 anos, vizinha à praça onde o projeto aconteceu. A idosa disse que tem o hábito de ir ao médico todo mês, mas mesmo assim fez questão de aferir a pressão e conferir o índice da glicose. “Minha pressão “deu” 12 por 8. Está tudo tranquilo”, adiantou a bisavó Eremita.
Matriculado no 4º período do curso de Enfermagem, Luys Guilherme Prates de Sá foi o acadêmico que atendeu a dona de casa e espera fazer parte de mais trabalhos do gênero pela Unimontes. “O que pode ser rotineiro em nosso curso, de repente, por mais simples que possa parecer, resolve o problema de uma pessoa”. O comentário diz respeito a uma senhora que foi atendida ainda pela manhã, naquela praça, e teve de ser encaminhada para um especialista. Após o teste de glicemia, o índice de glicose da mulher acusou 586 mg/dl, enquanto que o nível máximo é de 135 mg/dl (já indicativo de diabetes).
As ações na Praça do Triângulo reuniram trinta acadêmicos dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Direito, Pedagogia, Geografia, Educação Física e Serviço Social, e mais alunos das áreas de Agronomia, Zootecnia e Pedagogia, cursos ministrados no próprio campus de Janaúba. No mesmo espaço também foi montada a exposição “Trem da História”, com fotos históricas que ilustram as cinco décadas de existência da Unimontes.

BRINCAR E COLORIR
Aluno da 4ª série da Escola Estadual Diva Pinto, Josias Samuel Moreira mostrou preferência pelas oficinas de pintura e desenho. “Gosto de brincar e correr, mas colorir é bem melhor”, disse o estudante, depois de ganhar um kit com lápis, borracha e uma pequena bolsa de material escolar.
Várias turmas do ensino fundamental na Escola Estadual Barão do Gorutuba também participaram das atividades do “UnirMontes”, como na palestra sobre escovação organizada pelos acadêmicos do curso de Odontologia. Samuel Medeiros, da 6ª série, gostou do aprendizado. “Eu escovava os dentes só duas vezes ao dia, mas sei que é muito pouco. Tenho que acabar com a preguiça e cuidar mais da minha boca”, comentou o menino, ao garantir que o kit odontológico entregue pela Unimontes vai mudar os seus hábitos após cada refeição.
Maria Rita Lima Lopes, de 19 anos, oriunda de Turmalina e aluna do 4º período do curso de Odontologia da Unimontes, foi uma das monitoras da palestra sobre escovação. Voluntária no projeto de Oncologia Bucal, que a Universidade desenvolve em parceira com a Santa Casa, ela esteve em sua primeira experiência extensionista fora de Montes Claros. “Passei a conviver com duas realidades diferentes, do tratamento terapêutico para a prevenção”, disse Maria Rita.

“VETERANO” NA EXTENSÃO
Com 17 viagens em ações de extensão pelos projetos Unimontes Solidária, Expresso Solidário e Multicampi, além do próprio UnirMontes, Leandro Mendes Pinheiro, do 7º período de Enfermagem, considera o atendimento comunitário como uma verdadeira sala de aula. “Conhecemos muitas cidades e nem todas as realidades são iguais. Aprendemos a ser proativos e a trabalhar mesmo com limitações”, analisa o universitário de 21 anos.
Uma das voluntárias na tenda para o atendimento jurídico, Júlia Veloso dos Santos, aluna do 3º período de Direito diurno, prestou esclarecimentos sobre o acesso ao programa Bolsa Família e ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é pago às pessoas com 65 anos ou mais – uma espécie de aposentadoria. “A dúvida maior das pessoas é saber como ter acesso aos pagamentos, quais as exigências para tê-lo e quais documentos para o pleito. Estamos aqui para ajudar”, acrescentou a jovem.
Hayana Nara de Carvalho Pereira teve sua primeira experiência no atendimento à comunidade fora do campus sede. A aluna do curso de Odontologia (4º período), que saiu de Salinas para estudarem Montes Claros, destaca no projeto a oportunidade de integração entre cursos. “Você conhece outros trabalhos da própria Unimontes e aprende mais”.
Além de estudantes da Escola Estadual Barão de Gorutuba, também participaram alunos da Escola Municipal Barão de Macaúba e da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Ao final das atividades, Samir Ribeiro fez a apresentação musical para cerca de 300 pessoas.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Jornal Montes Claros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe