FANTASMA DA SECA: EMERGÊNCIA EM 36 MUNICÍPIOS

Enquanto alguns municípios ainda convivem com problemas causados pelo período chuvoso, outros 48 já decretaram situação de emergência junto à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) por causa da seca, sendo 36 do Norte de Minas e os demais dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Entretanto o número de unidades municipais castigadas pela estiagem é maior, inclusive Montes Claros, que ainda não decretou situação de emergência. E a previsão para os próximos dias é sombria, já que não há possibilidade de chuvas, segundo a Somar Meteorologia. Pior: o calor deverá aumentar ainda mais, com a temperatura máxima podendo chegar aos 32ºC, enquanto a mínima deverá oscilar entre os 15ºC e 17ºC.
A população de Montes Claros poderá conviver ainda com baixas umidades relativas do ar, o que requer muito cuidado com a saúde e com o meio ambiente, já que aumenta também o risco de incêndios. Ao mesmo tempo, cresce a preocupação dos produtores rurais, que já contabilizam inúmeras perdas e prejuízos irreversíveis, que superam a casa dos R$ 130 milhões. Até dezembro, o volume de chuvas no Norte de Minas foi até satisfatório. Para o mês de janeiro a precipitação foi próxima da média 158,2 mm, concentrada nos primeiros dez dias e ocorrência de veranico no restante do mês. No mês de fevereiro, a ocorrência de chuvas foi apenas 5,6mm, quando a média histórica é 115.7mm.
Já neste mês, as chuvas de março não vieram como eram esperadas, com o acúmulo de apenas 41mm até o momento, quando a média histórica para o mês é de 124.6mm. Como abril sempre foi de poucas chuvas, cresce ainda mais preocupação no campo, já que a média para o mês é de apenas 41.6mm. Com mais de 60 dias sem chuvas substanciais, o Norte de Minas sofre com o veranico caracterizado pelo alto grau de insolação e altas temperaturas, intensificando a evapotranspiração, causando déficit hídrico dos solos e, consequentemente, interferindo na formação de grãos das lavouras com perdas e prejuízos irreversíveis. De acordo com os agropecuaristas, a seca de 2011 praticamente emendou com a deste ano.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe