Quadrilha que atuava no Norte de Minas Gerais roubando gado gerou um prejuízo de aproximadamente R$ 1 milhão


(Por Marina Pereira e Marina Matos, g1 Grande Minas) Seis pessoas foram presas na operação Bull’s-Eye realizada pela Polícia Civil, nesta segunda-feira (24), para combater uma organização criminosa investigada por furto de gado no Norte de Minas.

Ao todo, foram expedidos 10 mandados de busca e apreensão e sete de prisão preventiva. Um dos alvos não foi encontrado pelos policiais.

Segundo o delegado Alberto Tenório, as investigações começaram há cerca de seis meses e constataram que o grupo atuava em Montes Claros, Coração de Jesus, Ibiaí e Diamantina. Os mandados foram cumpridos nestas cidades.

"Nós identificamos que era uma organização com participações bem definidas, com clara divisão de tarefas. [...] Existia um núcleo inicial que era o articulador que indicava os locais potenciais onde poderiam ser realizados esses crimes. Também tinha o núcleo de execução que era o que participava de fato da subtração desses animais e da revenda em outras localidades”.

Há indícios de que a quadrilha está envolvida em pelo menos 35 ocorrências registradas na região.

“Foram mais de 170 animais subtraídos, um prejuízo de aproximadamente R$ 1 milhão. A gente indica de maneira objetiva e sem nenhuma dúvida, a participação dessas pessoas nos crimes. Nos três mais recentes ocorridos em Ibiaí, foram subtraídos 32 cabeças de gado”, informou o delegado.

Os seis presos devem responder por organização criminosa, furto qualificado e também falsificação de documentos, porque segundo a PC, eles usavam documentação falsa para transportar os animais para outras regiões.

A operação contou com o efetivo de 60 policiais, 17 viaturas e um helicóptero da Polícia Civil. Durante o cumprimento dos mandados de busca, foram apreendidos celulares que vão auxiliar na continuidade das investigações.

“A Polícia Civil na data de hoje vem dar uma resposta para a comunidade local retirando de circulação as pessoas que tiravam a tranquilidade e vinham causando prejuízo na região”, disse o delegado Regional Herivelton Ruas Santana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo