Prefeitura de Janaúba mais uma vez se nega a cumprir as orientações do Ministério Público e desafia a justiça




Em uma denúncia feita com exclusividade pelo nosso jornalismo (veja aqui), mostramos como a atual administração usou e abusou da máquina pública para fazer campanha abertamente para os deputados do Prefeito de Janaúba. Mas tudo que apresentamos foi apenas a ponta do iceberg, já que relatos que nos foram passados mostram que coisas bem piores aconteceram nesse período eleitoral. Com um clima de terror imposto sobre aqueles que ainda resistem em não compactuar com a atual gestão, o projeto de ditador usa de todas as formas para ganhar essa guerra.

O funcionário contratado José Edmozame Luiz Morais, vulgo Zame de Morais, Diretor de Agronegócio da Prefeitura de Janaúba, além de ter usado a linha telefônica paga com nossos impostos para pedir votos para os deputados do Garnisé, também abriga seu filho como contratado tanto em Janaúba como em Verdelândia (que é parceira e sucursal da Prefeitura de Janaúba). Ou seja, ele é bastante prestigiado pelo prefeito que está aplicando uma medida disciplinar em Zame que é servidor contratado, que nesse caso só caberia se fosse um funcionário efetivo, já que o servidor efetivo tem estabilidade garantida em lei. No caso de um contrato é demissão diante da gravidade, a prática de um crime eleitoral.

Mas o que o chefe do executivo de Janaúba quer ilustrar o que vem acontecendo no Brasil: desafiar a lei. O prefeito bolsonarista se vê inspirando em seu ídolo, Jair Bolsonaro, que a todo instante ataca o poder judiciário, que culminou na cena que quase terminou na morte de policiais federais no último domingo (23), quando o seu aliado, o presidiário Roberto Jefferson, atirou com fuzil e granadas contra agentes da lei.

Como o prefeito não pode usar de armas físicas contra o MP, ele usa táticas e manobras para desobedecer às determinações da Promotoria de Justiça. A mais recente foi quando a 3º Promotoria de Janaúba pediu que ele seguisse a lei e pintasse o patrimônio do município nas cores determinadas por lei, ou seja, com as cores da Bandeira de Janaúba. O que o prefeito fez? Mandou imediatamente um projeto para o legislativo mudando essa lei e acrescentando a cor azul, que é do seu partido o PSD, simplesmente para não ter mais que cumprir o que as normas do município determinam.

Não parece com um aspirante de ditador? Se a lei não me agrada eu vou lá e mudo. Simples assim. Com esse perfil o Garnisé tem governado com o aval da vassalagem dos vereadores, e esmagado qualquer um que se coloque em seu caminho.

A imprensa, o judiciário, os vereadores e a oposição assistem de camarote um ser antidemocrático crescendo e ganhando cada vez mais força tendo em suas mãos o Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, os dois Hospitais, a Colonial, Câmara Municipal de Vereadores de Janaúba e a Prefeitura Municipal de Janaúba. Nunca na história da cidade um prefeito conseguiu obter tanto poder, que junto com sua arrogância, que ele tentou esconder na campanha em 2020 pelo executivo municipal mostrando um Zé do povo que escolheu uma vice humilde e tentou o tempo todo mostrar algo que ele não é, agora vem à tona a verdadeira face do prefeito que investe pesado em propaganda para mostrar que seu governo é perfeito.

A crise institucional está colocada no tabuleiro, e agora vamos aguardar e ver se o Ministério Público irá fazer algo, ou simplesmente deixar pra lá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos