Serranópolis de Minas avança no turismo e fortalece sua identidade com lançamento do Catálogo Turístico do município

Imagem
Serranópolis de Minas dá mais um passo importante rumo ao desenvolvimento sustentável e à valorização de suas potencialidades. A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, anuncia o lançamento do Catálogo de Turismo de Serranópolis de Minas, uma iniciativa estratégica que marca uma nova fase para o turismo local. O material, elaborado com cuidado técnico e olhar sensível para as riquezas do município, está disponível em versão digital e também em versão impressa, que será distribuída em pontos estratégicos da cidade, facilitando o acesso de visitantes e moradores às informações. O catálogo reúne de forma organizada os principais atrativos naturais, culturais, históricos e gastronômicos de Serranópolis, funcionando como uma verdadeira vitrine do município. A iniciativa tem como objetivo valorizar a identidade local, estimular o turismo regional e fortalecer a economia, gerando oportunidades para comerciantes, empreend...

Jovem de São João da Lagoa brilha em evento de astronomia


(Por Alexandre Fonseca, O Norte) A jovem de São João da Lagoa, Norte de Minas Gerais, astrofísica e mestranda do Observatório Nacional (ON), Amanda Silva de Araújo, integrou uma equipe que representou o observatório no workshop sobre interferometria organizado pelo ESO (Observatório Europeu do Sul) e pela União Astronômica Internacional.

O evento ocorreu em Santiago, capital do Chile, de 10 a 21 de outubro, coma participação de 30 alunos da América do Sul.

Única mulher brasileira no treinamento, Amanda ressalta a importância da participação feminina nas ciências como forma de combater o machismo.

“Foi muito bom ver que por trás da organização do evento haviam várias mulheres assim como tinha várias estudantes e palestrantes. Por um lado, só havia eu de brasileira no evento contra quatro homens. Em geral, o número de mulheres na astronomia é bem menor que o de homens. Eu imagino que seja pelas inúmeras dificuldades que a gente passa por ser mulher, sabe. Acaba sendo um ambiente machista, eu já fui vítima de machismo durante a graduação. Eu fiquei muito feliz de ver uma certa representatividade feminina no workshop” relata.

Egressa da Escola Estadual Cristiano Alves de Jesus, em São João da Lagoa, Amanda comenta que a vontade de seguir na astronomia vem desde a adolescência, após assistir a série documental Cosmos, do cientista, astrofísico e escritor, Carl Sagan.

“E pelo céu maravilhoso do interior do Norte de Minas Gerais, no qual passei muitas horas admirando e me questionando sobre várias coisas a respeito do Universo” completa.

Também integraram a equipe do observatório o pesquisador Marcelo Borges Fernandes e o também mestrando Marcos Soares. Além deles, participaram um aluno da Universidade Federal do Rio de Janeiro e outro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

*Com informações do Observatório Nacional

Comentários

  1. Parabéns Lagoenses , merece todo ❤ carinho!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Amanda vc merece

    ResponderExcluir
  3. Que alegria ver uma mulher, da nossa região brilhando na ciência !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira