Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Jovem de São João da Lagoa brilha em evento de astronomia


(Por Alexandre Fonseca, O Norte) A jovem de São João da Lagoa, Norte de Minas Gerais, astrofísica e mestranda do Observatório Nacional (ON), Amanda Silva de Araújo, integrou uma equipe que representou o observatório no workshop sobre interferometria organizado pelo ESO (Observatório Europeu do Sul) e pela União Astronômica Internacional.

O evento ocorreu em Santiago, capital do Chile, de 10 a 21 de outubro, coma participação de 30 alunos da América do Sul.

Única mulher brasileira no treinamento, Amanda ressalta a importância da participação feminina nas ciências como forma de combater o machismo.

“Foi muito bom ver que por trás da organização do evento haviam várias mulheres assim como tinha várias estudantes e palestrantes. Por um lado, só havia eu de brasileira no evento contra quatro homens. Em geral, o número de mulheres na astronomia é bem menor que o de homens. Eu imagino que seja pelas inúmeras dificuldades que a gente passa por ser mulher, sabe. Acaba sendo um ambiente machista, eu já fui vítima de machismo durante a graduação. Eu fiquei muito feliz de ver uma certa representatividade feminina no workshop” relata.

Egressa da Escola Estadual Cristiano Alves de Jesus, em São João da Lagoa, Amanda comenta que a vontade de seguir na astronomia vem desde a adolescência, após assistir a série documental Cosmos, do cientista, astrofísico e escritor, Carl Sagan.

“E pelo céu maravilhoso do interior do Norte de Minas Gerais, no qual passei muitas horas admirando e me questionando sobre várias coisas a respeito do Universo” completa.

Também integraram a equipe do observatório o pesquisador Marcelo Borges Fernandes e o também mestrando Marcos Soares. Além deles, participaram um aluno da Universidade Federal do Rio de Janeiro e outro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

*Com informações do Observatório Nacional

Comentários

  1. Parabéns Lagoenses , merece todo ❤ carinho!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Amanda vc merece

    ResponderExcluir
  3. Que alegria ver uma mulher, da nossa região brilhando na ciência !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG