Jovem de São João da Lagoa brilha em evento de astronomia


(Por Alexandre Fonseca, O Norte) A jovem de São João da Lagoa, Norte de Minas Gerais, astrofísica e mestranda do Observatório Nacional (ON), Amanda Silva de Araújo, integrou uma equipe que representou o observatório no workshop sobre interferometria organizado pelo ESO (Observatório Europeu do Sul) e pela União Astronômica Internacional.

O evento ocorreu em Santiago, capital do Chile, de 10 a 21 de outubro, coma participação de 30 alunos da América do Sul.

Única mulher brasileira no treinamento, Amanda ressalta a importância da participação feminina nas ciências como forma de combater o machismo.

“Foi muito bom ver que por trás da organização do evento haviam várias mulheres assim como tinha várias estudantes e palestrantes. Por um lado, só havia eu de brasileira no evento contra quatro homens. Em geral, o número de mulheres na astronomia é bem menor que o de homens. Eu imagino que seja pelas inúmeras dificuldades que a gente passa por ser mulher, sabe. Acaba sendo um ambiente machista, eu já fui vítima de machismo durante a graduação. Eu fiquei muito feliz de ver uma certa representatividade feminina no workshop” relata.

Egressa da Escola Estadual Cristiano Alves de Jesus, em São João da Lagoa, Amanda comenta que a vontade de seguir na astronomia vem desde a adolescência, após assistir a série documental Cosmos, do cientista, astrofísico e escritor, Carl Sagan.

“E pelo céu maravilhoso do interior do Norte de Minas Gerais, no qual passei muitas horas admirando e me questionando sobre várias coisas a respeito do Universo” completa.

Também integraram a equipe do observatório o pesquisador Marcelo Borges Fernandes e o também mestrando Marcos Soares. Além deles, participaram um aluno da Universidade Federal do Rio de Janeiro e outro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

*Com informações do Observatório Nacional

Comentários

  1. Parabéns Lagoenses , merece todo ❤ carinho!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Amanda vc merece

    ResponderExcluir
  3. Que alegria ver uma mulher, da nossa região brilhando na ciência !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos