Janaúba e Nova Porteirinha: Projeto Gorutuba sofre grande perda de água por danos nos canais

Imagem
Canal do Projeto Gorutuba danificado pela ação do tempo causa grande perda de água crédito: DIG/divulgação (Por Luiz Ribeiro, EM) O Projeto de Irrigação do Gorutuba, localizado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerai s , está com seu canal principal e tubulação danificados pela ação do tempo, causando o desperdício de aproximadamente 70 mil litros de água por dia devido aos vazamentos. Com isso, cerca de 30% do projeto está parado, o que representa prejuízo para a produção de frutas e para a economia regional. A situação foi levada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão. Ela apresentou um pedido ao Governo Federal para a liberação de cerca de R$ 142 milhões destinados às obras de reparo no perímetro irrigado, que atualmente envolve 260 produtores. O Norte de Minas  Gerai s  é uma região historicamente castigada pela seca. O Projeto Gorutuba, viabilizado com água ca...

No Centro de João Pinheiro homem é flagrado ordenhando vaca


(JP Agora) Parece ser piada de cidade do interior, mas realmente aconteceu. Um homem foi flagrado na tarde desta quarta-feira, 02 de novembro, ordenhando uma vaca no Centro de João Pinheiro. A imagem foi compartilhada pelo perfil de humor @joaolademinas e rapidamente viralizou.

O flagrante foi registrado durante a tarde desta quarta-feira na Avenida José Batista Franco, no Centro de João Pinheiro, bem próximo ao Galpão da Prefeitura. A cena chamou a atenção de pessoas que passavam pela avenida que logo fotografaram a situação.

Vários comentários nas redes sociais alegam que essa prática é comum e que o homem é o proprietário dos animais. Outros já brincam com a situação, e chegam a dizer “se tá na rua não tem dono, então tem que aproveitar”.

Fato é que a situação é preocupante e um projeto de lei chegou a ser votado pela Câmara de Vereadores a sancionado pelo chefe do executivo de João Pinheiro, porém o projeto que previa o recolhimento de animais de grande porte das ruas da cidade, que oferece risco a pedestres e motoristas, ficou só no papel.

Publicada em 10 de junho de 2022, a Lei nº 2.871/2022 estipulou prazo de 30 dias para que as apreensões se iniciassem, contados da data da publicação, prazo este justificado pelo autor do projeto para que os proprietários e criadores pudessem se adequar e retirar, por conta própria, os animais de circulação.

Porém, mesmo com a lei em vigor, as autoridades do município nada fizeram, resta à população manter a atenção ao transitar pelas ruas da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo