Bombeiros de Janaúba atendem ocorrência em Espinosa, e resgatam motorista preso em tombamento de caminhão na MGC-122

Imagem
O Pelotão de Bombeiros Militar de Janaúba (7° BBM) atendeu, na noite da última sexta-feira (09), por volta das 20h00, uma ocorrência de tombamento de um caminhão na MGC-122, nas proximidades do KM 26, próximo ao município de Espinosa, no Norte de Minas Gerais. Ao chegarem ao local, as equipes de bombeiros encontraram um caminhão carregado de carvão vegetal tombado fora da pista. O veículo era ocupado apenas pelo motorista, identificado como W.B.A.C., de 36 anos, que ficou preso às ferragens da cabine em decorrência do acidente. O resgate da vítima demandou uma ação conjunta e integrada entre o Corpo de Bombeiros Militar de Janaúba, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – Unidade de Suporte Avançado (USA) de Monte Azul, e uma máquina pá carregadeira do município de Espinosa. As equipes do SAMU iniciaram o atendimento pré-hospitalar à vítima, que se manteve consciente e estável durante todo o processo de resgate, realizando procedimentos como acesso venoso e avali...

Janaúba e Montes Claros sediarão projeto pioneiro no estado para testar, tratar e cuidar de pessoas com Chagas


Janaúba e Montes Claros sediarão um projeto pioneiro no estado para testar, tratar e cuidar de pessoas diagnosticadas com a doença de Chagas na América Latina. As pesquisas também serão realizadas em municípios do Pará, Bahia, Goiás e do Rio Grande do Sul.

A implantação no Norte de Minas Gerais foi divulgada pela Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros nesta quarta-feira (19). A expectativa é de que os trabalhos na região comecem de forma prática a partir de janeiro de 2023.

A iniciativa, denominada Cuida Chagas - Comunidades Unidas para Inovação, Desenvolvimento e Atenção para a doença de Chagas, é de responsabilidade do Instituto Nacional de Infectologia (INI), integrante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e conta ainda com a participação de órgãos de saúde da Bolívia, Colômbia, Paraguai, da Fundação para o Desenvolvimento Científico Tecnológico Saúde (Fiotec) e da Aliança Global para Diagnósticos. Os recursos são provenientes Unitaid, agência global ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e do Ministério da Saúde.

“Até 2025 o INI pretende consolidar modelos de implementação para a doença de Chagas, incluindo a utilização de testes rápidos eficazes para o diagnóstico e formas de tratamento de pacientes, que poderão ser replicadas em diferentes contextos", divulgou a SRS.

De acordo com a SRS, a primeira reunião de apresentação do projeto foi realizada nesta quarta e contou com a participação de autoridades de saúde da Fiocruz, de Montes Claros e do estado, além de pesquisadoras da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O projeto permitirá que sejam feitas pesquisas em Janaúba e Montes Claros para avaliar a eficácia de quatro tipos de testes rápidos usados para diagnóstico da doença em crianças, jovens e adultos.

“A inclusão de Montes Claros e Janaúba no Projeto Cuida Chagas traz boas perspectivas para o controle de uma doença que ainda acomete muitas pessoas residentes em áreas onde o barbeiro, principal transmissor da doença, tem grande presença”, avaliam os coordenadores de vigilância em saúde e de atenção à saúde da SRS de Montes Claros, Agna Menezes e João Alves.

“Os trabalhos a serem realizados no Norte de Minas, envolvendo a população e profissionais de saúde, vão servir de referência para a implementação do projeto no Paraguai, Colômbia e Bolívia”, falou a coordenadora do estudo de inovação e validação de testes rápidos diagnósticos da Fiocruz, Franciana Rosa da Silva.

Dados da Fiocruz apontam que entre seis a oito de milhões de pessoas tenham Chagas no mundo. Além disso, 75 milhões vivem em áreas de risco de contágio. A doença provoca 12 mil mortes por ano. A iniciativa busca contribuir para a eliminação da transmissão vertical da doença, para isso, um conjunto de estratégias será utilizado.

“Em áreas das zonas urbanas e rurais de municípios selecionados para participar do projeto, a população será convidada a realizar exames de sorologia e de testes rápidos para o diagnóstico da doença. Além de pesquisar quais testes rápidos são mais eficazes, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham em unidades básicas de saúde também terão a oportunidade de avaliar quais tipos de exames são mais fáceis de serem utilizados, obtendo maior eficiência e rapidez nos diagnósticos.”

Conforme a SRS, os exames serão analisados pelo laboratório da Unimontes e também pela Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, como contraprova.

“O projeto Cuida Chagas também vai avaliar o impacto econômico e social que a doença de Chagas causa à população. Até 2025, a previsão é de que o projeto seja implementado em 32 municípios no Brasil, Bolívia, Colômbia e Paraguai, envolvendo 220 unidades de saúde; 235 mil participantes, além de viabilizar o encaminhamento de aproximadamente 9,5 mil pessoas para tratamento.”

Comentários

  1. Quê maravilha têm Muintas pessoas com a doenças quê Deus abençoe 🙏

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo