Entre Riacho dos Machados e Serranópolis de Minas, Ministério Público e Polícia Militar interrompem mineração ilegal
(Por José Ambrósio) O Ministério Público de Porteirinha e a Polícia Militar empreenderam uma grande operação para suspensão de um dos maiores atos de degradação da natureza na região do Norte de Minas Gerais, entre os municípios de Serranópolis de Minas e Riacho dos Machados.
Segundo informações repassadas pelo comandante da Polícia Militar em Porteirinha, Capitão Guilherme, um grupo que envolvia empresários e pessoas físicas estavam explorando sem a devida licença ambiental uma grande área com a retirada de minério de ferro. Máquinas pesadas usadas para desmatar mata nativa e revolver o solo original como retroescavadeiras, foram apreendidas.
Agora todas as informações levantadas bem como todo equipamento apreendido vão compor material para investigação do Ministério Público. A operação contou com a participação direta do Promotor de Justiça de Porteirinha Dr Renan Levenhagen, que agora irá elaborar a denúncia que deverá ser remetida à justiça. Sendo confirmada a ação ilegal, as medidas cabíveis deverão ser tomadas com a identificação dos infratores e correspondentes punições.
Segundo a denúncia, um grupo de pessoas teria fatiado uma grande área onde a exploração estava sendo feita. A suspeita é que o minério retirado na região, muito rico em ferro, estaria sendo comercializado com empresas da região Centro-Oeste de Minas Gerais. O decorrer da investigação poderá também implicar outras pessoas. As várias máquinas apreendidas a princípio ficarão retidas, e segundo o Capitão Guilherme, poderão até serem utilizadas para ressarcimento dos danos cometidos.
Comentários
Postar um comentário