Janaúba e Nova Porteirinha: Projeto Gorutuba sofre grande perda de água por danos nos canais

Imagem
Canal do Projeto Gorutuba danificado pela ação do tempo causa grande perda de água crédito: DIG/divulgação (Por Luiz Ribeiro, EM) O Projeto de Irrigação do Gorutuba, localizado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerai s , está com seu canal principal e tubulação danificados pela ação do tempo, causando o desperdício de aproximadamente 70 mil litros de água por dia devido aos vazamentos. Com isso, cerca de 30% do projeto está parado, o que representa prejuízo para a produção de frutas e para a economia regional. A situação foi levada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão. Ela apresentou um pedido ao Governo Federal para a liberação de cerca de R$ 142 milhões destinados às obras de reparo no perímetro irrigado, que atualmente envolve 260 produtores. O Norte de Minas  Gerai s  é uma região historicamente castigada pela seca. O Projeto Gorutuba, viabilizado com água ca...

Depois de festa em Porteirinha, prefeitura declara Estado de Emergência: Rio Mosquito transborda e deixa casas e ruas alagadas

Moradores fazem limpeza nas casas neste sábado e tentam recuperar o que restou — Foto: Reprodução/ Inter TV

(Por Daniel Cristian e Marina Pereira, g1 Grande Minas e Inter TV) O Rio Mosquito transbordou e deixou ruas e casas de Porteirinha, no Norte de Minas, debaixo d’água nessa sexta-feira (24). Cerca de 50 famílias tiveram que sair de casa no momento da enchente e não houve feridos.

A força da água que avançou rapidamente pegou os moradores de surpresa.

O Bairro Renascença foi um dos mais atingidos e as famílias fizeram uma força-tarefa para salvar móveis e eletrodomésticos. No Bairro Cidade Alta, uma casa desabou e outros imóveis foram atingidos por deslizamento de terra.

A dona de casa Marilza Maria de Jesus conta que percebeu a água subindo muito rápido e a única coisa que pensou foi em salvar os quatro filhos.

“Saí de pressa né porque eu não tinha como ficar naquela situação com as crianças, com a casa inundando. O único jeito foi sair de casa”.

A água também invadiu um asilo e 23 idosos precisaram ser retirados às pressas. Eles foram levados para um abrigo da Prefeitura, mas já retornaram para o asilo e não ficaram feridos.

De acordo com a Defesa Civil do município, quatro famílias ficaram desabrigadas por conta dos deslizamentos e 13 desalojadas. Até o início da tarde deste sábado, 18 pessoas permaneciam alojadas em uma escola disponibilizada pela Prefeitura. Ainda segundo a Defesa Civil, 13 casas estão com a estrutura comprometida e 22 apresentam algum risco. O município decretou situação de emergência.

O nível da água abaixou na manhã deste sábado (25) e as famílias tentam recuperar o que restou e somam os prejuízos.

“Cama, guarda-roupa que comprei com tanto sacrifício acabou. É tanto tempo pra gente conseguir as coisas, tão difícil e acabar assim de uma hora para outra. É completamente triste, agora só resta pedir força a Deus e ajuda das pessoas”, lamentou a dona de casa Maria da Glória Dantas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo