Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Moradores de Taiobeiras, em Minas, relatam tremor de terra e rachaduras nas casas; veja fotos







(Por Bernardo Estillac, Hoje em Dia) Moradores de Taiobeiras, no Norte de Minas, relataram tremores de terra na cidade desde a última terça (28). Imóveis apresentam rachaduras e, ao menos 20 famílias já foram preventivamente retiradas de casa pela Defesa Civil do município.

A maior parte das queixas e dos imóveis comprometidos está no bairro Planalto. Daiane Ferreira, 30, é moradora da região mais afetada e afirma que vários vizinhos sentiram a terra tremer durante a noite de terça (28) para quarta (29).

"A minha casa também está com rachaduras. Ainda não chamei a Defesa Civil, mas vou chamar", disse Daiane.

De acordo com a Defesa Civil da cidade, não há confirmação de tremor de terra, mas os danos estruturais estão sendo investigados.

"A gente trabalha com a hipótese de que esteja acontecendo uma acomodação do terreno após um período de muitas chuvas. Já registramos mais de 700 mm de precipitações só em dezembro. É o índice mais alto dos últimos 36 anos", afirmou o coordenador da Defesa Civil de Taiobeiras, Cláudio Moreira Santos.

Até esta quinta-feira (30), ao menos 20 famílias foram retiradas de suas casas por danos estruturais. Dessas, nove estão em abrigo montado pela Prefeitura e as demais estão hospedadas em residências de amigos ou parentes.

De acordo com a Defesa Civil, o município já está preenchendo documentos solicitando apoio financeiro do governo federal para realizar obras nas regiões afetadas. O trabalho de diagnóstico de problemas e de vistoria nas casas avariadas continua sendo realizado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG