A inútil visita do governador Romeu Zema a Região do Norte de Minas Gerais
Um politico sem expressão, e que o mineiro votou porque não tinha opção. Com essa rima iniciamos nossa matéria para falarmos do único governador do Partido Novo (um PSDB pintado de laranja) que afirma que está "arrumando a casa".
Zema de fato pode jogar na loteria que ele ganharia com certeza, pois a eleição caiu no seu colo como um meteoro cai na Terra. Depois da desastrosa gestão Pimentel, o novo governador já começou o mandato tirando a sorte grande, onde a justiça deu parecer favorável a Minas Gerais sobre o bloqueio dos recursos por parte da União, e então o estado logo pode pegar sua fatia do bolo e começar a liberar o dinheiro aprisionado dos municípios que geraram muita dor de cabeça.
Em outro prêmio, o governo foi contemplado com mais de 11 bilhões de reais, dinheiro referente a indenização da Vale/Brumadinho que entra para os cofres para ser gasto como o Zema e sua trupe achar.
O Norte de Minas Gerais nunca via a presença do governador em regiões onde de fato o Norte é Norte. Suas pouquíssimas visitas rápidas sempre foram em Montes Claros.
A região do Norte de Minas Gerais como de praxe nunca fez parte do cardápio politico dos governadores. Mas com Porteirinha, Salinas, Rio Pardo de Minas, Mato Verde, Janaúba e outras cidades da região gritando por socorro o tucano laranja veio de helicóptero dar um oi, e como bom mineiro que gosta de todo final de semana ir para sua cidade natal (Araxá) namorar e comer pão de queijo, ele saiu a francesa da região sem dar muitas explicações.
A paixão por sua cidade natal é tão grande que até o vale refeição da Cemig ele com seu jeitinho mineiro trocou, e claro a empresa é de um conterrâneo.
O politico que sempre se colocou como gestor, tomou gosto pela politica e já está babando pela reeleição, pois o maior objetivo dizem as fontes não oficiais é privatizar 100% a Cemig, empresa que fatura bilhões todos os anos. E para tal proeza ele precisa ser reeleito, e pedir um amiguinho, que também conhecemos como laranja, para comprar a empresa que gera lucro, mas o governo acha que tem que vender. Vender, essa é a palavra que o os neoliberais que pararam de ler em 88 amam dizer. O Estado não é eficiente, é por isso temos que entregar tudo para o iniciativa privada. Mas como o momento é delicado e estamos falando de reeleição, não faz muito bem falar de privatização, já que o povo brasileiro amarga até hoje as loucuras do governo FHC.
Sem oposição em Minas Gerais, e com a imprensa amiga, Zema passeia por Minas Gerais com o sotaque exagerado se fazendo de humilde e simples. Para o Norte de Minas Gerais só visitinhas e promessas. A troca da empresa que administrava o chamado vale-alimentação foi tão desastrosa que funcionários da Cemig nos reportaram que os supermercados de Janaúba se recusam a receber o tal vale. A justificativa é que são meses e meses para tentar receber da empresa. Empresa que substituiu uma outra que nunca dera problemas. Mas como bom mineirinho e caladinho ele tem feito tudo isso, e com a Assembléia de Minas Gerais praticamente inteira agarrada ao governador, apoiando suas traquinagens.
A cidade de Porteirinha viu pela primeira vez o tucano laranja visitando seu povo desolado pelas chuvas que desabrigaram várias pessoas. Como uma estrela que vem do céu, veio e cumprimentou a todos, pois a eleição é logo ali. O governador milionário e com jeito simpático veio feito beija-flor. Não quis nem saber da barragem de rejeitos da Mineradora que fica em Riacho dos Machados, nem da inacabada obra da Avenida Ecológica em Janaúba e muito menos das centenas de problemas que a região tem. Só veio mesmo fazer o que chamamos de "Fazer a média". Muito parecido com o que Pimentel fez no passado na tragédia da creche Gente Inocente, que até hoje os envolvidos sofrem com as sequelas deixadas pela maior tragédia que Janaúba viveu.
Zema se foi, mas os problemas ficaram e a Prefeitura de Porteirinha depois de gastar milhares reais em festas, agora pede ajuda para a tragédia. Uma gestão que não se planeja, e em plena pandemia do Coronavírus parece não ter poupado dinheiro para possíveis situações de risco, agora passa o pratinho da esmola para comover o coração sempre generoso do povo brasileiro.
Comentários
Postar um comentário