Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Em Porteirinha IFNMG abre inscrições para curso gratuito de eletrotécnica



O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) está com inscrições abertas para o curso técnico de eletrotécnica em Porteirinha (MG). Estão sendo oferecidas 30 vagas e as inscrições podem ser feitas pela internet até 27 de fevereiro. Confira o edital aqui.

“O curso é inteiramente gratuito, presencial e ofertado em duas formas: concomitante, para quem está cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio em outra escola, e subsequente, para quem já concluiu o ensino médio. A duração do curso é de dois anos, com aulas no turno noturno", explicou o IFNMG.

De acordo com o instituto, não haverá aplicação de provas, os candidatos serão selecionados com base nas notas e conceitos obtidos nas disciplinas cursadas no Ensino Fundamental II, no 7º e 8º anos. É preciso comprovar o desempenho por meio do histórico escolar ou documento equivalente.

“Das 30 vagas, 13 são para ampla concorrência e as demais são para o sistema de reserva de vagas (cotas), divididas entre pessoas com deficiência, egressos de Escola Família Agrícola (EFA) e estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos(as) de baixa renda (com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, autodeclarados(as) pretos(as), pardos(as) e indígenas e pessoas com deficiência.”

O candidato deverá marcar no formulário de inscrição em qual das categorias irá concorrer.

A documentação comprovatória para o ingresso no curso deverá ser apresentada na matrícula. Os participantes que se declararem pretos ou pardos terão que se apresentar diante de uma banca que vai realizar a heteroidentificação.

“A banca baseia-se exclusivamente nos aspectos fenótipos do(a) candidato(a), que é o conjunto de características visíveis, a exemplo de cor da pele, textura do cabelo, formatos do rosto, lábios e nariz. A ascendência não é levada em conta, ou seja, não importa que pais, avós ou bisavós sejam negros – pretos ou pardos. Além disso, não serão considerados quaisquer registros (civis ou militares) ou documentos", explicou o IFNMG.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira