Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Salinas: Vídeo agonizante flagra resgate de família em meio a enchente






(Por Isabela Bernardes) O vídeo de um resgate comovente, gravado durante o dia em Salinas, Norte de Minas, nesta quinta-feira (30/12), foi publicado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Uma família com três pessoas e um cachorro foi salva das inundações que ocorrem na cidade.

"Aqui tá inundado", diz a criança que aparece no vídeo, enquanto pede à mãe para virar o celular e mostrar ao redor do barco. Além das pessoas, é possível ver uma mochila infantil e cerca de três bolsas e sacolas, com os pertences que a família conseguiu pegar.

Do lado de fora, na água, estão três militares conduzindo o barco para uma área segura. Na gravação é possível observar uma placa de trânsito indicando a direção da 'Passarela da Alegria', uma das atrações turísticas de Salinas, que também foi tomada pelas águas, gerando mais tristeza.
Segundo os bombeiros, no início da noite desta quinta, as cidades de Salinas, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Rubelita e Taiobeiras estavam sem chuvas e sem alagamentos na área urbana. "Todavia, o trabalho continua com vistorias em áreas de risco, limpeza das vias, cortes de árvores caídas e outras ocorrências que visem voltar os locais a maior normalidade possível", afirma a corporação.

Em algumas comunidades rurais de Salinas, Rio Pardo de Minas e Taiobeiras ainda há pessoas com dificuldade de acesso, sendo necessário o apoio de helicópteros, principalmente, no transporte de pacientes para hospitais e entrega de medicamentos.

Somente hoje, Salinas teve, pelo menos, 23 ocorrências relacionadas às chuvas, sendo a maioria para vistoria em risco de inundação/ alagamento/enxurrada, salvamento de pessoas ilhadas e vistoria em risco de desabamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira