Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Em Janaúba, jiboia com mais de um metro é encontrada na porta de uma casa



(Por Maurício Lucco, WebTerra) Por volta das 17h:00min dessa quinta-feira, 30, uma equipe do Pelotão de Bombeiros Militar de Janaúba foi acionada para atender uma ocorrência de captura de animal silvestre, no bairro Jardim das Acácias do município de Janaúba.

Segundo os militares no local, tratava-se de uma serpente da espécie jiboia com aproximadamente 1,20 metros de cumprimento, que se encontrava na via pública. Segundo o solicitante, a serpente foi localizada durante o serviço de capina na vegetação que acumulou na calçada pública de sua residência.

De acordo com os Bombeiros foi necessário o uso de equipamentos de proteção individual e técnicas adequadas para captura de serpentes, os militares efetuaram, em segurança, a captura do animal. Em avaliação, foi observado que o animal não possuía ferimentos e aparentou bom estado de saúde caracterizado por boa agilidade, mobilidade e bom aspecto de coloração e com produção de ruído típico da espécie. Considerando a boa vitalidade em que foi capturada, esta foi transportada e solta em mata nativa distante de residências.

Embora a serpente jiboia não seja um animal peçonhento, ela possui uma picada extremamente dolorosa e pode propiciar um quadro de infecção no local, sendo necessário cuidados médicos.

Portanto, em caso de Emergências envolvendo serpentes, ligue 193.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira