Janaúba e Nova Porteirinha: Projeto Gorutuba sofre grande perda de água por danos nos canais

Imagem
Canal do Projeto Gorutuba danificado pela ação do tempo causa grande perda de água crédito: DIG/divulgação (Por Luiz Ribeiro, EM) O Projeto de Irrigação do Gorutuba, localizado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerai s , está com seu canal principal e tubulação danificados pela ação do tempo, causando o desperdício de aproximadamente 70 mil litros de água por dia devido aos vazamentos. Com isso, cerca de 30% do projeto está parado, o que representa prejuízo para a produção de frutas e para a economia regional. A situação foi levada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão. Ela apresentou um pedido ao Governo Federal para a liberação de cerca de R$ 142 milhões destinados às obras de reparo no perímetro irrigado, que atualmente envolve 260 produtores. O Norte de Minas  Gerai s  é uma região historicamente castigada pela seca. O Projeto Gorutuba, viabilizado com água ca...

Porteirinha tem 123 pessoas desalojadas; chuvas no Norte de Minas Gerais já deixam mais 1000 pessoas desamparadas




(R7) O Corpo de Bombeiros segue empenhado na operação em apoio às comunidades afetadas pelas chuvas no norte de Minas Gerais. Ao todo, 212 militares trabalham nas três cidades mais atingidas, Porteirinha, Rio Pardo de Minas e Salinas, onde cerca de 1.134 pessoas ficaram desalojadas.

Salinas, a 640 km de Belo Horizonte, decretou situação de emergência por causa da inundação e alagamento em vários bairros da cidade. Cerca de 70 pontos comerciais, 236 casas, além do mercado municipal também foram atingidos pelo temporal. A expectativa é que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), visite o município nesta quarta-feira (29).

Confira o balanço no norte de Minas até o momento:

- Mortes: não tem;
- Desabrigados: Porteirinha (30), Rio Pardo (5) e Salinas (23);
- Desalojados: Porteirinha (123), Rio Pardo (11) e Salinas (1000);
-Total de afetados:
80 comunidades rurais;
08 residências interditadas;
Porteirinha: Aproximadamente 168 pessoas;
Rio Pardo: Aproximadamente 16 pessoas em três bairros da cidade;
Salinas: Aproximadamente 1.181 pessoas.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo