Plano contra a seca no Norte de Minas

O Plano de Contingência para a Minimização dos Impactos Provocados pela Seca no Estado de Minas Gerais 2012 será lançado nesta sexta-feira 27/04, a partir das 9h30, no auditório Deputado Aécio Cunha – Prédio anexo da Associação dos Municípios da Àrea Mineira da Sudene (AMAMS), pelo Governo de Minas, através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG). O Plano contém medidas preventivas e emergenciais para auxiliar os municípios mineiros que já estão sendo ou que venham a ser afetados pela estiagem.
Dentro da programação serão apresentados aos prefeitos e secretários municipais, outros programas e ações dos órgãos públicos, como a Copasa, Emater e Ruralminas que já atuam contra a estiagem prolongada na região.
O secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas (Sedvan), deputado Gil Pereira, será representado no evento pelo Diretor de Inclusão Regional, Marco Antônio Dias Sampaio, que irá proferir palestra sobre estratégias para a ação conjunta do Governo de Minas nos municípios atingidos pela seca e sob abrangência. Enquanto o meteorologista Ruibran dos Reis apresentará a previsão climatológica do Grande Norte de Minas para os próximos meses.
De acordo com o chefe de Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Luiz Carlos Dias Martins, e que fará a abertura do evento nesta sexta-feira, as ações serão desenvolvidas e implementadas por meio da integração entre diversos órgãos públicos, em parceria com entidades e gestores dos municípios. “O principal objetivo é oferecer aos municípios condições adequadas para que eles possam enfrentar, sem grandes prejuízos, o período de seca”, informou.
A longa estiagem já levou 71 municípios mineiros a decretarem Situação de Emergência, sendo que 22 desses estão sendo atendidos por meio de caminhões-pipa contratados pelo Governo do Estado, enquanto outros 39 estão recebendo abastecimento dos caminhões contratados pelo Exército Brasileiro.
O presidente da AMAMS e prefeito de Patis, Valmir Morais de Sá, mostra preocupação com a seca, que neste ano chegou mais cedo e que já acumulou grandes prejuízos. “O Norte de Minas tem uma população de quase dois milhões de habitantes que moram no perímetro da seca e uma previsão assustadora de sete meses sem chuvas. Essa será uma das secas mais rigorosas das últimas décadas, mas acreditamos no esforço que está sendo empenhado pelo Governo de Minas, através da Cedec-MG e outros órgãos, como a Emater, Copasa e Ruralminas, com o objetivo de ajudar os municípios a minorar a situação das famílias. Estamos confiantes de que o Plano que será apresentado vai ser um alento para os nossos municípios”, completou.
Na segunda-feira passada 23/04, em Aracaju, a presidente Dilma Rousseff anunciou a liberação de R$ 2,723 bilhões e a criação da Bolsa Estiagem para combater os efeitos da seca no Nordeste e no Norte de Minas Gerais. Os recursos serão aplicados em ações de urgência e obras de estrutura em até seis meses, quando deve começar novo período chuvoso no semiárido.

PROGRAMAÇÃO

EVENTO: Lançamento do Plano de Contingência para a Minimização dos Impactos Provocados pela Seca no Estado de Minas Gerais 2012

LOCAL: Auditório Deputado Aécio Cunha – Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), em Montes Claros

DATA: 27/04/2012 (sexta-feira)

Horário: 9h30


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos