Força-tarefa encerra mobilização contra a dengue em Janaúba

Força-tarefa encerra mobilização contra a dengue em Janaúba
Depois de seis dias de intensa mobilização, a Força-tarefa de Combate à Dengue encerra suas ações em Janaúba, no Norte de Minas.
Realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em parceria com prefeitura do município, de 13 a 18 de abril, a ação reuniu mobilizadores e agentes de endemias que integram a Força-tarefa e a comunidade local para o controle vetorial e eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti na área urbana e rural do município.
Neste período também foram realizadas ações de mobilização social, através do Dengue Móvel, que promoveu a troca de material reciclável por material escolar.
A ação iniciou no dia 13 de abril com um encontro intersetorial com objetivo de definir as estratégias e promover parcerias para a realização das atividades. “Ficamos gratos à população por se integrar de forma solidária à Força-tarefa. Sem a participação efetiva da comunidade não seria possível vencer essa guerra”, avalia Maria Gorette de Carvalho, secretária municipal de Saúde.

PROGRAMAÇÃO
Nos dois primeiros dias de ação efetiva, sábado e domingo, as equipes se dividiram na área urbana e rural do município. No sábado, a equipe de mobilizadores sociais e educadores em saúde realizou uma blitz educativa na Praça Cristo Redentor, no centro da cidade, enquanto o Dengue Móvel fez a troca do material reciclável no distrito de Vila Nova de Poções.
No domingo, mobilizadores e Dengue Móvel se instalaram na Praça da Catedral, no centro da cidade, onde distribuíram material educativo e fizeram a troca de material reciclável. Ao final da missa, celebrada na manhã de domingo e transmitida pela Rádio AM Sociedade Gorutubana, o padre falou sobre a importância da contribuição de cada um para combater a dengue e convidou aos fieis para participar da ação. Ainda na manhã de domingo, a ação também foi divulgada, ao vivo, no programa de auditório Roda de Viola, transmitido pela Rádio Cidade FM.
Na segunda-feira, o Dengue Móvel fez a troca de material nas comunidades rurais de Quem-Quem e Barroquinha, e no bairro São Lucas.
O ponto máximo da campanha aconteceu na terça-feira com o evento “Minha cidade sem dengue”, no centro da cidade, onde foram realizadas diversas atividades como aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, orientação sobre aleitamento materno e prevenção de câncer de próstata e mama e distribuição de material educativo.
Durante evento também foi realizada uma exposição de artesanato, montado um espaço de diversão para as crianças com distribuição de pipoca e algodão-doce e apresentações artísticas e culturais com participação do grupo instrumental de flauta do programa Cidadão Nota 10 da Polícia Militar; grupo de dança Pulsação, formado por jovens e adolescentes da APAE; dança folclórica do Quebra-Pote pelo grupo de idosos foliões de Santa Rita; grupo de dança Sorriso, do Bairro Barbosa; e alunos da Fundação Cultural Roda de Viola.

RESULTADOS
A ação terminou na quarta-feira, 18/04, com uma reunião de avaliação e apresentação dos resultados. Segundo os coordenadores da Força-tarefa, foram recolhidos 23.579 garrafas pet, 13.123 latas e 1.807 pneus, que foram trocados por 19.584 lápis, 14.000 borrachas e 2.216 cadernos. Também foram distribuídos Manuais do Combatente, Almanaques Edi&Gita, cartazes e adesivos para carro.
O material reciclável recolhido foi doado à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Unidos por Janaúba (ASCAJ). “Além de evitar a degradação ambiental, a ação motivou as crianças que tiveram a oportunidade de receber material escolar novo. As atividades também beneficiaram os diversos setores sociais e abriu espaço para as manifestações culturais e para a diversão e lazer, fortalecendo o compromisso e promovendo a conscientização de toda a comunidade”, avalia o prefeito de Janaúba, José Expedito Nunes.
Segundo o prefeito, a meta é continuar com as atividades ao longo do ano, envolvendo todos os setores da administração municipal, sempre buscando conquistar novos parceiros para fortalecer as ações.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos