Jaíba completa 20 anos e bate recorde de crescimento populacional no norte de Minas

(InterTV) O município de Jaíba, que que completa 20 anos, é conhecido nacionalmente pelo projeto de irrigação, o maior da América Latina
Jaíba fica no norte de Minas, a 200 quilômetros de Montes Claros e 630 de Belo Horizonte. Há 20 anos, quando foi emancipada, a cidade tinha aproximadamente sete mil moradores. Hoje são cerca de 35 mil, segundo o IBGE.
Aníbal Dias Borborema é construtor. Ele realiza um grande investimento em Jaíba: um conjunto residencial. por enquanto foram entregues sessenta casas, mas o bairro independência deve se tornar, nos próximos anos, um dos maiores da cidade.
Para muitos, Jaíba é uma terra de oportunidades. Mas para Magna Pereira a vida só ficou melhor depois que as obras de infra-estrutura chegaram ao bairro em que mora.
Em um terreno está sendo construída a estação de tratamento de água de Jaíba. O reservatório terá capacidade para um milhão de litros e as obras estão adiantadas.
Quarenta funcionários trabalham na construção. Entre eles este encarregado de obras. Nailson Honorato saiu de Espinosa e buscou oportunidade em Jaíba.
A estação ainda não está em funcionamento, mas a água do rio São Francisco já chega às residências. O motorista Durvalino Freitas, que mora no bairro Bandeirantes, faz questão de servir as visitas.
De acordo com o secretário de administração do município, Jaíba tem conseguido se desenvolver ao apostar na criação de empregos e na capacitação da mão de obra.
Mas também existem problemas a serem enfrentados. Um deles é esta rodovia, a MG 401, que vai da sede do município até o distrito de irrigação. E no trecho próximo a cidade ela está em péssimas condições.
Eduardo Rebelo é produtor rural e vice presidente do projeto de irrigação. Para ele o destino de Jaíba é se tornar, em dez anos, uma das maiores cidades da região.
Segundo a assessoria de comunicação do Departamento de Estradas e Rodagem - DER, está prevista uma pequena restauração do asfalto na MG 401, no trecho entre Jaíba e Mocambinho. Ainda de acordo com a assessoria, a obra deve começar em vinte dias.
Amanhã vamos mostrar a geração de emprego na cidade.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos