Índios xacriabás liberam servidores que eram mantidos reféns desde terça-feira


Foram libertados no início da tarde desta quarta-feira os funcionários da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que ficaram mais de 16 horas reféns de índios xacriabás, que vivem em São João das Missões, no Norte de Minas Gerais. De acordo com Manoel Freitas, assessor da Prefeitura de Manga, que acompanhou todo o caso, a liberação aconteceu após um acordo entre os indígenas e a Diretora do Departamento de Atenção à Saúde Indígena (DASI), Irânia Ferreira Marques.
Os índios estão insatisfeitos com o atendimento de profissionais da saúde na área onde vivem. De acordo com a Polícia Militar (PM), os servidores da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) foram até a Aldeia Brejo Mata Fome, por volta de 18h de terça-feira, para dar assistência médica ao grupo. Revoltados, os indígenas prenderam os servidores na aldeia, como forma de protesto. “Durante a noite, a situação ficou tensa em alguns momentos. Mas hoje tudo foi normalizado com a chegada da diretora”, explica Manoel Freitas.
Um acordo foi assinado entre as duas partes, em que a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) se compromete a construir uma Unidade Básica de Saúde na reserva ainda este ano, um Centro Especializado em Odontologia, um Hospital Municipal em São João das Missões. Também ficou acertado a melhora no transporte que faz o atendimento ambulatorial e a pesquisa para que os Xacriabás possam captar água do Rio São Francisco. “O cacique da tribo também pediu um programa específico ao combate de alcoolismo e de dependências químicas, em função do grande número de suicídios no local. Esse ano já foram três jovens que tiraram a própria vida”, afirma Manoel Freitas.
De acordo com a Funasa de Governador Valadares, os funcionários não sofreram ferimentos. Eles devem voltar para a cidade dentro de três dias. A Polícia Federal também ajudou nas negociações para liberar os reféns.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos