Porteirinha e Serranópolis de Minas: após chuvas, represa do Rio Mosquito está cheia.


(Rádio Liberdade 87,9FM de Porteirinha) Estamos no final do mês de novembro, e os moradores de Serranópolis de Minas já registram a cheia na represa do Rio Mosquito, após as fortes chuvas ocorridas em toda a região nesta quarta-feira (23). Em alguns vídeos que circulam pelas redes sociais, moradores relatam que o nível da água no vertedouro nesta manhã era de aproximadamente 25 centímetros acima da capacidade máxima do reservatório, causando apreensão nas pessoas que moram na margem do rio, na cidade de Porteirinha, vizinha a de Serranópolis de Minas e que passaram por um grande desastre no início deste ano, já que ainda há previsão de chuvas fortes.

Segundo o Instituto Climatempo, a média de precipitação histórica para Porteirinha, calculados a partir de uma série de dados colhidos ao longo dos últimos 30 anos, durante os meses de novembro é de 127 mm, dezembro 151 mm e janeiro de 112 mm, sendo que em novembro e dezembro de 2021 choveu, respectivamente, 87 mm e 132 mm. Já em janeiro de deste ano foram registrados cerca de 125,2 mm de chuvas em apenas 12 dias, o que ocasionou um grande alagamento, após o Rio Mosquito transbordar, fazendo com que as águas invadissem casas, deixando famílias inteiras desabrigadas. Naquela ocasião também foram registrados quedas de árvores, deslizamento de encostas e desmoronamento de residências. Ainda segundo o instituto, a média mensal de chuva atingida até o primeiro dia de novembro deste ano, foi de 81%, cerca de 103,6 mm de chuva, os acumulados ainda podem chegar em até 162 mm na região até o fim do mês de dezembro.

Na cidade as chuvas devem continuar, a previsão do Instituto Climatempo, é de sol com muitas nuvens com chuvas a tarde e a noite, com temperaturas máximas chegando aos 30 °C e as mínimas na casa dos 18 °C, nos próximos 15 dias. Para essa quinta-feira (24) a previsão é de 80% de chuvas, com precipitação de até 40 mm, a temperatura máxima deverá chagar aos 27 °C e a mínima aos 20 °C, já para a sexta-feira (25) a previsão é de 80% de possibilidade de chuvas, e precipitação de até 25 mm, a temperatura máxima deverá chegar aos 28 °C e a mínima aos 19 °C.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um alerta laranja válido até o meio-dia desta sexta-feira (25), sobre o risco de tempestades com chuva forte, entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia, ventos intensos entre 60 e 100 quilômetros por hora, com chance de queda de granizo. O instituto ainda alerta sobre o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos neste período.

A recomendação, é que em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Em caso de dúvidas ou pedidos de ajuda, entre em contato com a Defesa Civil Municipal, através dos números: (38) 3831-1368 ou (38) 99875-3421 e Defesa Civil Estadual: 199. Para eventuais emergências, entre em contato com a Polícia Militar: 190, SAMU – Serviço Ambulatorial Móvel de Urgência: 192 e Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, através do 193.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe