João Pinheiro: trabalhadores em situação análoga à escravidão são resgatados em carvoaria


Uma operação da Auditoria Fiscal do Trabalho resgatou quatro trabalhadores em situação análoga à escravidão em uma carvoaria em João Pinheiro, no Noroeste de Minas Gerais. A ação começou no dia 15 de novembro e foi concluída na terça-feira (22), e contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Os auditores constataram que o banheiro usado pelos trabalhadores na carvoaria era improvisado e não tinha paredes. O grupo tomava banho usando uma caneca.

Além disso, eles estavam alojados em um barraco sem água potável, e os alimentos eram armazenados de forma irregular, ficando rodeados de moscas.

Durante a ação, mais 42 trabalhadores foram resgatados em uma colheita de palha em Lassance, no Norte do estado. Com a denúncia, as atividades nos dois locais foram paralisadas.

Segundo o MPT, os responsáveis pela carvoaria e pela colheita quitaram as verbas salariais, rescisórias e parcelas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) devidas aos trabalhadores. Somadas, as indenizações totalizaram cerca de R$ 500 mil. Os empregadores também ficaram responsáveis pelo retorno dos trabalhadores às cidades de origem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo