Alunos de Espinosa e Mirabela estão entre os premiados em programa de sustentabilidade
Estudantes de escolas estaduais das cidades de Mirabela e Espinosa estão entre os vencedores dos concursos de desenho e redação do Programa Semeando, iniciativa do Sistema Faemg Senar, em parceria com o Sebrae Minas. Os dois jovens alunos do ensino fundamental, João Gabriel Rodrigues e Ana Júlia Esteves, foram os representantes do Norte de Minas na seleção dos premiados.
Essa foi a segunda etapa do Programa Semeando, que, ao todo, contou com a participação de mais de 73 mil estudantes e mais de 4.300 professores. Foram mobilizadas cerca de 500 escolas em 226 municípios. O objetivo do programa é levar a crianças e educadores de escolas públicas mineiras uma compreensão crítica sobre a importância do agronegócio, da sustentabilidade e da relação campo-cidade.
Essa foi a segunda etapa do Programa Semeando, que, ao todo, contou com a participação de mais de 73 mil estudantes e mais de 4.300 professores. Foram mobilizadas cerca de 500 escolas em 226 municípios. O objetivo do programa é levar a crianças e educadores de escolas públicas mineiras uma compreensão crítica sobre a importância do agronegócio, da sustentabilidade e da relação campo-cidade.
“As ações do Semeando foram importantes para ajudar nos trabalhos de conscientização dos alunos sobre a preservação do meio ambiente. Eu já conhecia e tinha trabalhado com o programa anos atrás. Então, aproveitei para contar a história do Torrãozinho aos alunos e fui explorando o tema com eles. Debatemos sobre a preservação, importância de reciclagem e reutilização de materiais. Penso que trabalhar desde cedo estes conteúdos vai mudar a mentalidade destas crianças”, comenta a professora Rosana Soares dos Santos Pereira, da Escola Estadual Santa Maria, de Mirabela.
Na unidade escolar da professora Rosana Soares, cerca de 50 alunos participaram do Semeando. Entre eles o pequeno João Gabriel Rodrigues Santos, de oito anos. O aluno foi um dos vencedores do concurso de desenhos, onde fez, em detalhes, uma paisagem com lago, árvore frutífera, flores, borboletas e até um arco-íris. “Eu sempre gosto das atividades de desenho na escola. A professora ensinou sobre o meio ambiente, como podemos fazer para ajudar a preservar, e ensinou sobre a reciclagem. Eu fiz o desenho e gostei muito de ter sido escolhido”, fala sorridente João Gabriel.
Redação
Sustentabilidade para o bem de todos. Este foi o título da redação da aluna Ana Júlia Esteves Cruz, de 11 anos, que também foi premiada pelo Semeando. Estudante da Escola Estadual Virginio Cruz, de Espinosa, ela descreve em seu texto a importância de preservar para o futuro.
Sustentabilidade para o bem de todos. Este foi o título da redação da aluna Ana Júlia Esteves Cruz, de 11 anos, que também foi premiada pelo Semeando. Estudante da Escola Estadual Virginio Cruz, de Espinosa, ela descreve em seu texto a importância de preservar para o futuro.
“A professora passou vários vídeos e explicou o tema, sobre sustentabilidade e preservação. Foi a partir disso que consegui desenvolver o tema da redação. Quando vi que meu nome estava entre os vencedores fiquei até sem acreditar. Eu já sabia um pouco sobre as ações de preservação. Em casa já fazemos algumas coisas para ajudar, como reutilizar recipientes de plástico”, lembra a jovem aluna.
Ana Júlia acompanhou a premiação ao lado da professora que ficou responsável pelo Semeando na escola, Natalina Carvalho Martins. Segundo a docente, o momento foi de muita felicidade no dia da revelação dos vencedores e também ao longo de todo o projeto.
“A receptividade dos alunos foi muito bacana. Dentro do contexto que já trabalhamos na escola, onde já falamos sobre sustentabilidade, incluímos o Semeando. Todos aceitaram bem trabalhar com o programa, pesquisaram e trouxeram o que conheciam sobre o tema. Isso porque as atividades lúdicas tornam ainda mais fácil o aprendizado destes jovens. É uma semente que a gente plantou, onde muitos já levaram para casa e estão repassando aos pais o que aprenderam”, relata a docente.
As ações do Semeando são direcionadas a alunos e professores do Ensino Fundamental I. Eles são orientados a desenvolver projetos contemplando atitudes coletivas locais para a conservação e utilização adequada dos recursos naturais, conscientes da importância da preservação ambiental. A partir desse trabalho, os alunos participaram de um concurso cultural de desenho e redação com o tema “Sustentabilidade e Empreendedorismo”.
Ao todo, 20 estudantes de todo o estado (10 em cada categoria) foram premiados.
Ao todo, 20 estudantes de todo o estado (10 em cada categoria) foram premiados.
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