Prefeita Elbe Brandão leva voz de Nova Porteirinha a Brasília e defende municípios de pequeno porte

Imagem
Nesta quarta-feira, 10 de setembro, a prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão, cumpriu mais uma importante agenda em Brasília, participando da reunião da Bancada Mineira no Congresso Nacional. A gestora representou não apenas seu município, mas também todos os municípios mineiros com até 10 mil habitantes, reafirmando seu papel de liderança e articulação em defesa das cidades de pequeno porte. Durante o encontro, Elbe Brandão levou as demandas prioritárias das comunidades que, muitas vezes, enfrentam maiores desafios para garantir infraestrutura, saúde, educação e geração de oportunidades. Sua atuação destacou a importância de que os recursos federais cheguem de forma justa e eficaz às localidades menores, possibilitando avanços concretos no desenvolvimento regional. “Estar aqui é levar a voz de Nova Porteirinha e também de tantos outros municípios que precisam ser ouvidos. Nosso compromisso é lutar para que cada cidade, independentemente do tamanho, tenha condições de crescer, gera...

Curral de Dentro: mulher que abandonou o filho é solta e volta a ficar com a criança

PM se arriscou na sacada do prédio e conseguiu retirar o 
menino com segurança do local — Foto: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Está solta e novamente com a criança, a mulher que trancou o filho de 7 anos em um apartamento na cidade de Curral de Dentro, Norte de Minas Gerais, para poder ir em uma festa.

A prisão ocorreu na segunda-feira (26), após os Policiais Militares serem acionados pelo Conselho Tutelar para atender uma ocorrência de abandono de incapaz na noite de domingo.

A mulher, de 23 anos, deixou o menor trancado em um apartamento no segundo andar e foi participar de uma festa na cidade de Salinas, que fica a mais de uma hora do local.

Depois de ter sido localizada, a mulher foi presa em flagrante e conduzida para delegacia. Depois de algumas horas, a mulher pagou a fiança e foi liberada.

A mulher, assim que deixou a delegacia, já retomou a guarda da criança e está com ela.

Segundo a conselheira tutelar da cidade de Curral de Dentro, Simone Soares, é o procedimento padrão previsto na lei em casos que o acusado não apresenta histórico de queixas.

“A criança voltou para a mãe, pois a genitora não tem nenhum tipo de passagem ou queixa contra ela. Ela não tem histórico desse tipo de ocorrência”, explica. “Agora, a criança será acompanhada pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e pelo psicólogo da unidade”, complementa.

Dados de abandono em Minas Gerais
Segundo os dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (SEJUSP MG), de janeiro até julho desse ano 586 crianças de 0 a 11 anos foram abandonadas.

O número é o maior dos últimos três anos. Quando se trata de abandono entre 12 e 17 anos, 2022 também aparece como destaque, são 202 abandonos só no primeiro semestre.

O abandono de incapaz não se refere somente ao abandono definitivo. Deixar a criança sozinha em casa, como o caso de Curral de Dentro, mesmo que por uma curto período é crime.

Além disso, outras ações como deixar bebê dentro do carro e deixar crianças em condições insalubres também se enquadram como crime de abandono de incapaz.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro