Campi de Janaúba, Porteirinha, Araçuaí e outros oferecem cursos técnicos gratuitos; 2.304 vagas estão disponíveis

Campus do IFNMG em Araçuaí — Foto: IFNMG/Divulgação

O Instituto federal do Norte de Minas publicou editais com regras para selecionar estudantes que poderão ingressar em cursos técnicos gratuitos no primeiro semestre letivo de 2023. Ao todo, são oferecidas 2.304 vagas em 14 cidades.

“Não haverá aplicação de provas para os candidatos, que serão selecionados por desempenho escolar, ou seja, por notas ou conceitos obtidos em disciplinas e séries que variam dependendo do curso escolhido e que devem ser comprovadas por histórico escolar ou documento equivalente”, divulgou o IFNMG.

Segundo o instituto, as inscrições começam na próxima segunda-feira (3) e seguem até dia 2 de novembro. O processo é feito pela internet. Além dos editais online, o IFNMG também disponibilizará os editais em Braille. Para solicitá-los basta enviar email para acoesinclusivas@ifnmg.edu.br, informando nome completo, onde vai retirar a cópia (campus ou Reitoria) e telefone com DDD.

Os canais para esclarecimento de dúvidas são os e-mails cpsc@ifnmg.edu.br e contato@ibgp.org.br.

Para ambos os processos vale o sistema de cotas, que reserva metade das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência, independentemente da escola de origem, e outros 5%, para quem veio de Escolas Família Agrícola (EFA).

“Toda a documentação comprobatória necessária para garantir o ingresso do candidato via vagas reservadas deverá ser apresentada no momento de solicitação de matrícula.”

Os candidatos que se autodeclararem pretos e pardos precisam passar por uma banca, que “baseia-se exclusivamente nos aspectos fenótipos do(a) candidato(a), que é o conjunto de características visíveis, a exemplo de cor da pele, textura do cabelo, formatos do rosto, lábios e nariz.” A ascendência não é levada em consideração nesses casos e quem não se submeter ao processo ou se for constatada falsidade nas informações fornecidas, o concorrente será eliminado e poderá ser penalizado.

Sobre os processos
Edital nº 317/2022 – Cursos técnicos integrados ao ensino médio (acesse aqui)

O IFNMG oferece 1.479 vagas nessa modalidade que é presencial e permite aos estudantes fazer, ao mesmo tempo, o curso técnico e o ensino médio. As oportunidades estão disponíveis nos Campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni.

Edital nº 318/2022 – Cursos técnicos concomitantes/subsequentes (acesse aqui)

O IFNMG oferece 825 vagas nessa modalidade, entre cursos presenciais e a distância.

“Os cursos presenciais serão ofertados nos Campi Almenara, Araçuaí, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha e Teófilo Otoni. As vagas para cursos na modalidade a distância são do Cead/IFNMG, que fica em Montes Claros, e do Campus Diamantina, mas ofertadas pelos Polos de Carbonita, Itamarandiba e Presidente Kubitschek. Os cursos EAD preveem encontros presenciais para cumprir parte da carga horária de atividades.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos