Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Oficinas promovem formação de agentes para o controle social no SUS

(Por Jerúsia Arruda) Com a proposta de aprimorar a participação de importantes segmentos da sociedade no controle social do Sistema Único de Saúde, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros realiza uma série de oficinas de capacitação de Conselhos Municipais de Saúde e criação dos Colegiados Microrregionais de Conselhos Municipais de Saúde – Formação de Agentes para o Controle Social no SUS.
A primeira oficina será realizada nesta sexta-feira e sábado, dias 13 e 14 de abril, de 8h às 17h, no prédio do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, no campus universitário Professor Darcy Ribeiro/Unimontes e reúne conselheiros municipais de Saúde representantes dos usuários, trabalhadores em Saúde, gestores do SUS e prestadores de serviços de saúde no SUS, dos municípios que integram a microrregião Montes Claros/Bocaiúva.
As oficinas serão ministradas por técnicos da Escola Pública de Saúde de Minas Gerais (ESP-MG) em parceria com SRS Montes Claros e abordarão temas como participação social, cidadania, legislação do SUS, história das políticas públicas de saúde no Brasil, reforma sanitária brasileira, legislação sobre a estrutura e o exercício dos conselhos de saúde, atribuições do conselheiro na construção e desempenho da cidadania, Gestão do SUS, orçamento e financiamento das políticas públicas de saúde, conhecimento epidemiológico da realidade local, planejamento estratégico, entre outros.
Além dos conteúdos técnicos que contribuirão para prover os conselheiros de informações, competências e habilidades, também serão considerados o saber e a experiência de cada conselheiro, de forma a construir as competências necessárias à melhoria do desempenho de suas atribuições.
Ao final de cada etapa das oficinas será criado o colegiado microrregional de Conselhos Municipais de Saúde.
O segundo módulo das oficinas com os conselheiros da micro Montes Claros/Bocaiúva será realizado nos dia 27 e 28 de abril.
A próxima etapa do curso será realizada nos dias 27 e 28 de abril e 01 e 02 de junho de 2012, reunindo conselheiros das microrregiões de Coração de Jesus e Francisco Sá.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG