Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Oficinas promovem formação de agentes para o controle social no SUS

(Por Jerúsia Arruda) Com a proposta de aprimorar a participação de importantes segmentos da sociedade no controle social do Sistema Único de Saúde, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros realiza uma série de oficinas de capacitação de Conselhos Municipais de Saúde e criação dos Colegiados Microrregionais de Conselhos Municipais de Saúde – Formação de Agentes para o Controle Social no SUS.
A primeira oficina será realizada nesta sexta-feira e sábado, dias 13 e 14 de abril, de 8h às 17h, no prédio do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, no campus universitário Professor Darcy Ribeiro/Unimontes e reúne conselheiros municipais de Saúde representantes dos usuários, trabalhadores em Saúde, gestores do SUS e prestadores de serviços de saúde no SUS, dos municípios que integram a microrregião Montes Claros/Bocaiúva.
As oficinas serão ministradas por técnicos da Escola Pública de Saúde de Minas Gerais (ESP-MG) em parceria com SRS Montes Claros e abordarão temas como participação social, cidadania, legislação do SUS, história das políticas públicas de saúde no Brasil, reforma sanitária brasileira, legislação sobre a estrutura e o exercício dos conselhos de saúde, atribuições do conselheiro na construção e desempenho da cidadania, Gestão do SUS, orçamento e financiamento das políticas públicas de saúde, conhecimento epidemiológico da realidade local, planejamento estratégico, entre outros.
Além dos conteúdos técnicos que contribuirão para prover os conselheiros de informações, competências e habilidades, também serão considerados o saber e a experiência de cada conselheiro, de forma a construir as competências necessárias à melhoria do desempenho de suas atribuições.
Ao final de cada etapa das oficinas será criado o colegiado microrregional de Conselhos Municipais de Saúde.
O segundo módulo das oficinas com os conselheiros da micro Montes Claros/Bocaiúva será realizado nos dia 27 e 28 de abril.
A próxima etapa do curso será realizada nos dias 27 e 28 de abril e 01 e 02 de junho de 2012, reunindo conselheiros das microrregiões de Coração de Jesus e Francisco Sá.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira