Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

FRUTAS E PEDRAS DÃO NOVA COR À PAISAGEM DE JANAÚBA

Janaúba e Jequitaí (Luiz Ribeiro) – Se percorresse hoje a região da Serra da Jaíba, “o grande chefe” Joca Ramiro, personagem de Grande sertão: veredas que nasceu por aquelas bandas, mais precisamente em Grão-Mogol, possivelmente iria corrigir Riobaldo Tatarana, dizendo ao amigo que aquele pedaço de terra não é mais “brabas terras vazias”. Boa parte da área foi colorida pela fruticultura, despertando atenção de indústrias de sucos e polpas. O município de Janaúba, de 65 mil pessoas, ostenta o título de maior produtor nacional de bananas. Cerca de 5,4 mil toneladas do fruto saem da cidade, toda semana, com destino a Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e outros mercados.
Bananas, uvas, limões, mangas e outras espécies ganham destaque no Norte em razão de projetos de irrigação, como o Gorutuba, o Pirapora e o Jaíba. Em 2011, as áreas irrigadas produziram 181,6 mil toneladas de frutas, totalizando faturamento de R$ 180 milhões. A região já atrai agroindústrias, como a Pomar Brasil, instalada na cidade de Jaíba, em 2009, e que emprega 550 pessoas. O empreendimento produz polpas de abacaxi, manga, goiaba, melão e maracujá, que são enviadas para indústrias de suco. A Suco Mais também está interessada em chegar à região, segundo informou José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira