Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Crianças de Brasília de Minas dão aulas de cidadania no combate a dengue

No amanhecer desta quinta-feira Santa, o pequeno Mateus Henrique, de 9 anos, acordou cedinho para o recolher o material reciclado e tudo que acumulava água no fundo do seu quintal, depois se juntou a mais de 300 crianças na porta do salão paroquial da Paróquia Senhora Sant`Ana de Brasília de Minas para trocar aquilo que representava morte por símbolos de vida: Ovos de Pascoa e Mudas de Plantas.
Foi assim toda a manhã da quinta-feira, 06 de abril, a cada momento chegavam mais crianças com materiais recolhidos, “ eu juntei lá de casa e dos vizinhos também” afirmou David Izael, de 11 anos.
A iniciativa faz para da programação da Semana Santa preparada pelo pároco da cidade, padre Bessa, que conta com apoio de uma equipe de mais de cem pessoas, “o nosso objetivo é que a Semana Santa não fique somente nas celebrações, mas possamos desenvolver ações concretas, frutos da nossa celebração” explica ele. De acordo com o sacerdote, no domingo de Pascoa a população terá uma surpresa depois da Missa, com uma ação ligada a Saúde, lembrando a Campanha da Fraternidade 2012 que trata sobre a Saúde Pública e Fraternidade.

No salão as crianças tiveram ainda algumas explicações sobre o sentido da Pascoa, Cidadania, Dengue e Meio Ambiente e voltaram para casa na certeza de que podem fazer alguma coisa para melhorar a cidade e o mundo. Segundo a professora primária, Rita Moreira, que acompanhou a atividade das crianças no salão atividades como esta somam muito na educação das crianças, “ações assim nos ajudam a desenvolver melhor o aprendizado das crianças na escola” ressaltou.


por Padre Aylson Bessa Cavalcante

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG