Atlético abre vantagem no primeiro tempo, Cruzeiro reage no segundo e clássico termina empatado

Em partida com um tempo dominado por cada rival, Atlético e Cruzeiro empataram na Arena do Jacaré na tarde deste domingo de Páscoa (8). Danilinho e André marcaram para o Galo no primeiro tempo, dominado pelo mandante da partida. Na segunda etapa, Anselmo Ramon se redimiu de um incrível gol perdido e marcou duas vezes para empatar a partida. Com o resultado, o Atlético foi a 28 pontos, enquanto os celestes chegaram a 25. Na última rodada, o Cruzeiro joga em casa contra o Uberaba, enquanto o Atlético enfrenta o Tupi em Juiz de Fora. 
A torcida atleticana não esqueceu a goleada por 6 a 1 e criticou a equipe o jogo todo, além dos cartazes em protesto que enchiam a Arena do Jacaré. Ao fim do jogo houve mais protesto nas arquibancadas, pela vitória que escapou no segundo tempo. Com jogadas violentas e muita provocação de ambos os lados, o último clássico da Arena do Jacaré terminou em igualdade. 
Superioridade atleticana no primeiro tempo
Vágner Mancini escalou o Cruzeiro com três atacantes, mantendo o esquema usado nos últimos cinco jogos. Cuca tinha os desfalques de Leandro Donizete e Escudero, e escalou Danilinho e Bernard no meio. A vontade dos atleticanos em responder aos 6 a 1 sofridos no último jogo pesou: com mais garra, o alvinegro entrou ligado, enquanto o Cruzeiro tinha dificuldades para conter o ataque adversário.
Os ânimos começaram exaltados na Arena do Jacaré. Como sete jogadores de cada lado participaram dos 6 a 1 na última rodada do Brasileiro, a rivalidade foi ampliada. Antes do primeiro minuto, Danilinho acertou Montillo com força e o árbitro apenas marcou falta. No lance seguinte, Wellington Paulista dividiu com Renan Ribeiro, os dois começaram a discutir e receberam cartão amarelo.
Sem contar com muita técnica, as duas equipes tentavam se lançar ao ataque o Atlético foi mais efetivo. Os donos da casa - apoiados por mais de 17 mil pessoas por causa do mando de jogo com torcida única - conseguiram pressionar e mantinham a bola da intermediária para frente. André, Guilherme e Danilinho foram os responsáveis pelas jogadas de velocidade, enquanto Réver assustava nos escanteios. Pelo lado celeste, Montillo tentava trocar passes com os atacantes, que paravam na defesa. O Cruzeiro não conseguia se encontrar, e Bernard forçava as jogadas sobre Marcos. Aos 24, Richarlyson cobrou falta pela esquerda e Danilinho, atrás da defesa, marcou de cabeça, no canto de Fábio. Mesmo com a baixa estatura, o meia atleticano foi mais feliz sobre a defesa aberta do Cruzeiro.
Depois gol, o Atlético não conseguia passar do meio e passou a jogar no contra-ataque. O Cruzeiro tentava explorar a velocidade dos atacantes para surpreender e obrigou Renan Ribeiro a fazer a primeira defesa no jogo, mas não conseguia exercer uma pressão efetiva. Os celestes tiveram duas chances no primeiro tempo, mas nenhuma levou perigo.
Aos 38, Guilherme recebeu na entrada da área, de frente para o gol, e encontrou Danilinho livre pela direita. O meia chutou cruzado e a bola ia entrar, mas André foi quem completou para as redes. Oitavo gol do artilheiro atleticano no campeonato, empatando com Wellington Paulista. Na saída do gramado, mais polêmica: Danilinho e Walysson trocaram farpas e Montillo entrou na briga. Os demais jogadores contiveram os ânimos e os times desceram para os vestiários.
Resposta cruzeirense no segundo 
Nos vestiários, Vágner Mancini optou por colocar Roger no lugar de Wallyson, armando o time no 4-4-2. Marcos, muito mal em campo, deu lugar a Éverton. Diego Renan passou a jogar na lateral direita. No primeiro lance de perigo, logo aos quatro minutos, Anselmo Ramon perdeu uma chance incrível. Montillo driblou Renan Ribeiro pela esquerda e tocou para a pequena área. Sozinho, o atacante chutou por cima. Bernard em velocidade e Richarlyson, de falta, desperdiçaram para o Galo. 
Quando o Atlético já trocava passes com mais tranquilidade, Diego Renan cruzou pela direita e encontrou Anselmo Ramon livre dentro da área. O atacante se aproveitou da saída errada de Renan Ribeiro para mandar de cabeça para o fundo das redes e descontar para os celestes. O gol levou ânimo ao Cruzeiro, que passou a arriscar com Roger e Diego Renan, mais efetivo pelo lado direito. Wellington Paulista, aos 22, bateu cruzado rente ao travessão, assustando a torcida. Aos 23, Bernard, cansado, deu lugar a Neto Berola. Mancini substituiu André para tentar conter os avanços do rival. 
A 15 minutos para o fim, Filipe Soutto chutou forte e a bola explodiu na trave. Na sequência, Guilherme desperdiçou. Aos 33, Anselmo Ramon recebeu o cruzamento de Roger e mandou para fora. O atacante se redimiu dois minutos mais tarde, quando recebeu cruzamento da esquerda para empatar e incendiar a partida. Em seguida, Neto Berola recebeu impedido dentro da área e tocou para as redes. O gol foi anulado. Pierre, que já tinha recebido amarelo, puxou Montillo por trás e foi expulso. Com 10, o Atlético se retraiu ainda mais. 
Faltando dois minutos, o Atlético se lançou ao ataque e conseguiu três escanteios seguidos, quase desempatando com Danilinho e Berola. Nos acréscimos, Roger tentou um gol olímpico, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora. 

Atlético 2x2 Cruzeiro
10ª rodada do Campeonato Mineiro (08/04/2012)
Público: 17.724
Renda R$ 305.240,00
Gols: Danilinho, 24 (1) ; André, 38 (1); Anselmo Ramon, 14 e 34 (2)
ATLÉTICO: Renan Ribeiro, Marcos Rocha, Réver, Rafael Marques, Pierre, Fillipe Soutto, Danilinho, Bernard (Neto Berola), André (Mancini) e Guilherme (Luiz Eduardo). Técnico: Cuca
CRUZEIRO: Fábio, Marcos (Éverton), Leo, Victorino, Diego Renan, Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira, Montillo, Anselmo Ramon, Wallysson (Roger) e Wellington Paulista. Técnico: Vágner Mancini



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos