Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

CODEVASF QUER IMPLANTAR MAIS DE SETE MIL CISTERNAS NO NORTE

O Programa Água para Todos, lançado pela presidente Dilma Rousseff como parte do Plano Brasil Sem Miséria, teve suas ações de execução aceleradas nos últimos dias em Minas Gerais pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf.
As primeiras unidades das cisternas de consumo já foram implantadas nas comunidades rurais de Planeta Marte e Bom Jesus, no município de Porteirinha, beneficiando 25 famílias em situação de extrema pobreza que residem nessa região do semi-árido norte mineiro.
Até o final deste ano a Codevasf irá implantar em território mineiro 7.391 cisternas em 18 municípios da sua área de atuação. Foi o que informou o superintendente da Companhia em Minas Gerais, Dimas Rodrigues.
A previsão desse programa, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, é implantar até o ano de 2014, 750 mil cisternas direcionadas para o consumo humano, com o objetivo de universalizar o acesso à água às populações que só encontram água com fartura em épocas de chuvas e, nas longas estiagens, que assolam essa região, na maioria das vezes em até oito meses por ano, a água tem que ser buscada a muitos quilômetros de distância, como é o caso dos moradores da comunidade de Planeta Marte, que se deslocam com baldes na cabeça, mais de sete quilômetros para apanhar a água necessária para seu sustento, no córrego Paraguaçu, na comunidade de mesmo nome.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG