Janaúba e Nova Porteirinha: Projeto Gorutuba sofre grande perda de água por danos nos canais

Imagem
Canal do Projeto Gorutuba danificado pela ação do tempo causa grande perda de água crédito: DIG/divulgação (Por Luiz Ribeiro, EM) O Projeto de Irrigação do Gorutuba, localizado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerai s , está com seu canal principal e tubulação danificados pela ação do tempo, causando o desperdício de aproximadamente 70 mil litros de água por dia devido aos vazamentos. Com isso, cerca de 30% do projeto está parado, o que representa prejuízo para a produção de frutas e para a economia regional. A situação foi levada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão. Ela apresentou um pedido ao Governo Federal para a liberação de cerca de R$ 142 milhões destinados às obras de reparo no perímetro irrigado, que atualmente envolve 260 produtores. O Norte de Minas  Gerai s  é uma região historicamente castigada pela seca. O Projeto Gorutuba, viabilizado com água ca...

CODEVASF QUER IMPLANTAR MAIS DE SETE MIL CISTERNAS NO NORTE

O Programa Água para Todos, lançado pela presidente Dilma Rousseff como parte do Plano Brasil Sem Miséria, teve suas ações de execução aceleradas nos últimos dias em Minas Gerais pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf.
As primeiras unidades das cisternas de consumo já foram implantadas nas comunidades rurais de Planeta Marte e Bom Jesus, no município de Porteirinha, beneficiando 25 famílias em situação de extrema pobreza que residem nessa região do semi-árido norte mineiro.
Até o final deste ano a Codevasf irá implantar em território mineiro 7.391 cisternas em 18 municípios da sua área de atuação. Foi o que informou o superintendente da Companhia em Minas Gerais, Dimas Rodrigues.
A previsão desse programa, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, é implantar até o ano de 2014, 750 mil cisternas direcionadas para o consumo humano, com o objetivo de universalizar o acesso à água às populações que só encontram água com fartura em épocas de chuvas e, nas longas estiagens, que assolam essa região, na maioria das vezes em até oito meses por ano, a água tem que ser buscada a muitos quilômetros de distância, como é o caso dos moradores da comunidade de Planeta Marte, que se deslocam com baldes na cabeça, mais de sete quilômetros para apanhar a água necessária para seu sustento, no córrego Paraguaçu, na comunidade de mesmo nome.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo