CODEVASF QUER IMPLANTAR MAIS DE SETE MIL CISTERNAS NO NORTE

O Programa Água para Todos, lançado pela presidente Dilma Rousseff como parte do Plano Brasil Sem Miséria, teve suas ações de execução aceleradas nos últimos dias em Minas Gerais pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf.
As primeiras unidades das cisternas de consumo já foram implantadas nas comunidades rurais de Planeta Marte e Bom Jesus, no município de Porteirinha, beneficiando 25 famílias em situação de extrema pobreza que residem nessa região do semi-árido norte mineiro.
Até o final deste ano a Codevasf irá implantar em território mineiro 7.391 cisternas em 18 municípios da sua área de atuação. Foi o que informou o superintendente da Companhia em Minas Gerais, Dimas Rodrigues.
A previsão desse programa, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, é implantar até o ano de 2014, 750 mil cisternas direcionadas para o consumo humano, com o objetivo de universalizar o acesso à água às populações que só encontram água com fartura em épocas de chuvas e, nas longas estiagens, que assolam essa região, na maioria das vezes em até oito meses por ano, a água tem que ser buscada a muitos quilômetros de distância, como é o caso dos moradores da comunidade de Planeta Marte, que se deslocam com baldes na cabeça, mais de sete quilômetros para apanhar a água necessária para seu sustento, no córrego Paraguaçu, na comunidade de mesmo nome.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos