Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Caravana de combate à dengue chega à Janaúba

A Caravana Guerra Contra a Dengue chega a Janaúba, Norte de Minas, nesta quinta-feira, 12/04, para realizar uma série de atividades de controle e combate à dengue.
A caravana é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) nos municípios com maior incidência de dengue, onde é feita uma varredura em áreas consideradas de risco, eliminando focos do mosquito. Em Janaúba a ação será realizada em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e demais secretarias estratégicas.
Na manhã de sexta-feira,13, aequipe de mobilização social da SES promoverá uma reunião intersetorial, com participação de representantes dos diversos órgãos governamentais, de associações de classe e da comunidade em geral, quando serão definidas as estratégias da ação.
No sábado, 14, será realizada uma blitz educativa na Praça Cristo Redentor e panfletagem no Mercado Municipal. Durante todo dia, o Dengue Móvel estará no Distrito de Vila Nova dos Poções recolhendo material reciclável (latas, garrafas pets e pneus).
No domingo, 15, será montando o Dengômetro, na Praça da Catedral, um espaço de convivência onde serão desenvolvidas diversas atividades voltadas para a mobilização e educação em saúde, reforçando a guerra contra a dengue. No local também ficará estacionado o Dengue Móvel recolhendo material reciclável.
Na manhã de segunda-feira, 16, o Dengue Móvel estará no Distrito de Quem–Quem, e á tarde, na escola municipal Francisco Sá (Barroquinha) e, em seguida, na escola municipal Madre Cândida.
A ação da força-tarefa termina na terça-feira, 17, com a realização do evento Minha Cidade Sem Dengue, na Praça do Triângulo, quando será feita a troca do material reciclável recolhido pelo Dengue Móvel por material escolar (borrachas, lápis e cadernos). A lógica da troca será para cada lata 01 borracha, para cada pet 01 lápis e para cada pneu 01 caderno.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira