IGREJA MAIS ANTIGA DE MINAS SOB RISCO DE SER INTERDITADA

MATIAS CARDOSO – Considerada a mais antiga de Minas Gerais, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Matias Cardoso, corre o risco de ser interditada. O motivo é a situação precária do madeiramento do templo e do telhado. Estima-se que sejam necessários R$ 3 milhões para a restauração completa da igreja, mas, desde 2008, o espaço é alvo apenas de promessas. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que tombou a igreja, em 1954, alega que depende do aporte de verbas para realizar as obras.
O prefeito João Cordoval de Barros considera a interdição a única forma de sensibilizar o governo. O templo foi uma das “provas” apresentadas à Assembleia Legislativa de Minas Gerais para a criação do “Dia do Gerais”. Na data, 8 de dezembro, a capital mineira é transferida simbolicamente de Belo Horizonte para Matias Cardoso.
No processo de tombamento federal da igreja, de 19 de fevereiro de 1954, o Iphan destaca que “a história da Igreja Matriz de Matias Cardoso está ligada às incursões de bandeirantes paulistas no sertão mineiro em busca de ouro e pedras preciosas”.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos