Matias Cardoso realiza 7ª Conferência Municipal de Saúde sob liderança da prefeita Pretinha

Imagem
Na próxima quinta-feira, 14 de agosto, Matias Cardoso sediará a 7ª Conferência Municipal de Saúde, um evento que promete reunir representantes do poder público, profissionais da área e a sociedade civil para discutir e propor melhorias no sistema de saúde local. Com o tema central “Juntos por uma Nova Matias”, a conferência será realizada a partir das 8h, no Serviço de Convivência, ao lado da sede da Prefeitura. O encontro é uma oportunidade para debater políticas públicas, ampliar a participação popular e planejar ações que tornem o atendimento em saúde mais democrático, eficiente e próximo das necessidades da população. A programação inclui palestras, grupos de trabalho e momentos de escuta, nos quais moradores poderão apresentar demandas e sugestões para aprimorar os serviços. Uma prefeita que representa o povo A realização desta conferência acontece em um momento de destaque para a gestão municipal. À frente do Executivo está Maria de Lourdes Rodrigues da Silva Filha Cordeiro, a Pr...

IGREJA MAIS ANTIGA DE MINAS SOB RISCO DE SER INTERDITADA

MATIAS CARDOSO – Considerada a mais antiga de Minas Gerais, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Matias Cardoso, corre o risco de ser interditada. O motivo é a situação precária do madeiramento do templo e do telhado. Estima-se que sejam necessários R$ 3 milhões para a restauração completa da igreja, mas, desde 2008, o espaço é alvo apenas de promessas. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que tombou a igreja, em 1954, alega que depende do aporte de verbas para realizar as obras.
O prefeito João Cordoval de Barros considera a interdição a única forma de sensibilizar o governo. O templo foi uma das “provas” apresentadas à Assembleia Legislativa de Minas Gerais para a criação do “Dia do Gerais”. Na data, 8 de dezembro, a capital mineira é transferida simbolicamente de Belo Horizonte para Matias Cardoso.
No processo de tombamento federal da igreja, de 19 de fevereiro de 1954, o Iphan destaca que “a história da Igreja Matriz de Matias Cardoso está ligada às incursões de bandeirantes paulistas no sertão mineiro em busca de ouro e pedras preciosas”.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira