Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

IGREJA MAIS ANTIGA DE MINAS SOB RISCO DE SER INTERDITADA

MATIAS CARDOSO – Considerada a mais antiga de Minas Gerais, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Matias Cardoso, corre o risco de ser interditada. O motivo é a situação precária do madeiramento do templo e do telhado. Estima-se que sejam necessários R$ 3 milhões para a restauração completa da igreja, mas, desde 2008, o espaço é alvo apenas de promessas. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que tombou a igreja, em 1954, alega que depende do aporte de verbas para realizar as obras.
O prefeito João Cordoval de Barros considera a interdição a única forma de sensibilizar o governo. O templo foi uma das “provas” apresentadas à Assembleia Legislativa de Minas Gerais para a criação do “Dia do Gerais”. Na data, 8 de dezembro, a capital mineira é transferida simbolicamente de Belo Horizonte para Matias Cardoso.
No processo de tombamento federal da igreja, de 19 de fevereiro de 1954, o Iphan destaca que “a história da Igreja Matriz de Matias Cardoso está ligada às incursões de bandeirantes paulistas no sertão mineiro em busca de ouro e pedras preciosas”.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG