Tadeu Leite desiste da disputa

Decisão. O prefeito Tadeu Leite garantiu que é somente o seu estado de saúde a razão pela sua desistência
Depois de se tornar alvo de investigação do Ministério Público Federal (MPF) por suspeitas de irregularidades nos contratos firmados entre a Prefeitura de Montes Claros, no Norte de Minas, e a Construtora Norte Vale Ltda, o prefeito Luiz Tadeu Leite (PMDB) desistiu de tentar a reeleição na eleição de outubro.
Durante coletiva, ontem, na sede da administração municipal, o peemedebista alegou problemas de saúde. "É a decisão mais importante de minha vida", afirmou.
Luiz Tadeu passou, recentemente, por uma cirurgia para tratar um problema de diverticulite e retornou ao cargo na última sexta-feira. "Não é o que eu queria. O motivo de eu ter me submetido a essa cirurgia foi exatamente para me preparar adequadamente para o processo eleitoral, mas as coisas tomaram outro rumo e, hoje, não tenho estrutura física ou psicológica para concorrer", justificou.
Agora, o PMDB precisa decidir, até o próximo dia 30, quem será o candidato do partido. O presidente da sigla em Montes Claros, vereador Athos Mameluque, afirmou que o PMDB "tem fortes candidatos em seu quadro, entre eles o ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, o empresário Edgard Santos Filho, que se desincompatibilizou a tempo de participar das eleições", disse.
Além do candidato do PMDB, que deve ter o apoio de PPL, PSL, PMN e PCdoB, a disputa pela prefeitura também deve contar com o ex-prefeito e deputado federal, Jairo Ataíde (DEM). A escolha de seu nome é fruto de negociações entre os partidos da base do governador Antonio Anastasia em Minas, que caminham por uma decisão comum em torno do democrata. A pré-candidatura do deputado deve ser anunciada no próximo sábado.
Denúncias. Recentemente, a administração de Luiz Tadeu passou por diversas denúncias de irregularidades. Uma delas foi apontada na semana passada, durante a operação Máscara da Sanidade, da Polícia Federal (PF). Como mostrou reportagem de O TEMPO, a Construtora Norte Vale pertence a Evandro Leite Garcia, considerado pela PF o líder de um esquema de fraudes em licitações em 37 cidades no Norte do Estado, que teria desviado R$ 100 milhões dos cofres públicos.
No caso de Montes Claros, como aponta relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a licitação vencida pela Norte Verde para a construção de 21 salas de aula na cidade teria superfaturamento de 27% - mais de R$ 366 mil desviados do erário público.

Comprovação
Doença. Na coletiva, o prefeito, que estava acompanhado de um batalhão de assessores e também de familiares, chegou a mostrar uma bolsa coletora colocada durante a cirurgia na região abdominal.

Conversas
Amizade. O prefeito admitiu ter encontrado com o empresário Evandro Garcia "de maneira casual", mas alegou que as gravações divulgadas pela Polícia Federal são trechos de conversas sem contexto.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos