Aliança com tucanos racha PT

Veto. Durval Ângelo disse que, se depender dele, chapa PSDB-PT não será concretizada em Pirapora
A união entre PT e PSDB em uma mesma coligação não é problema somente em Belo Horizonte. A situação se repete em Pirapora, no Norte de Minas. Uma reunião da Executiva Estadual do PT, agendada para amanhã, vai definir com qual partido os petistas vão se unir nas eleições municipais. Há duas possibilidades: o PSDB e o PSB.
O imbróglio começou na votação do diretório municipal no dia 17. A tese de apoio ao PSB, do pré-candidato e ex-secretário municipal Léo Silveira, obteve 11 votos. Outros sete integrantes do diretório foram favoráveis a aliança com o PSDB, e 2, à parceria com o PMDB. Como nenhuma possibilidade conseguiu dois terços do total de votos, a decisão foi transferida para os filiados, em encontro municipal que aconteceu no último domingo.
Acontece que, antes do encontro, uma notificação assinada pelo secretário geral do PT em Minas, deputado estadual Durval Ângelo, confirmou o apoio ao candidato do PSB e determinou a rejeição da parceria com os tucanos.
Mesmo com o documento em mãos, o presidente do PT em Pirapora, Izaías Pereira Lima, prosseguiu a consulta aos filiados. "Decidi continuar com o encontro pois não tínhamos definido quem apoiar no diretório e deveríamos votar nessa reunião. Já estava marcado", explicou Pereira Lima.
Na votação, no último fim de semana, a proposta de aliança da sigla com o PSDB venceu por 68 votos a 45. O pré-candidato tucano à prefeitura é o empresário Indalécio Garcia. Segundo Pereira Lima, existe a possibilidade de Garcia ter um vice petista.
A vitória serviu de base para um recurso do presidente do partido em Pirapora, que solicita o reconhecimento do resultado da votação obtida no encontro municipal. O pedido foi entregue para a executiva estadual, que analisará o caso na reunião da cúpula programada para amanhã. "Se depender do meu voto como secretário geral do partido, não haverá coligação com o PSDB em Pirapora, mas vamos ver quem vence, quando todos os 21 membros da executiva votarão", disse Durval Ângelo.
"Não aceitamos majoritária com o PSDB. Foi aprovado no congresso nacional do PT", completou. Durval Ângelo se referiu a uma decisão do diretório nacional do partido, aprovada no último encontro nacional, em que ficou decidido que está vedada a formação de chapa da sigla com o PSDB, o DEM e o PPS.
A resolução define que, em situações especiais, as instâncias superiores (executivas estaduais e nacional) precisam ser consultadas previamente. No mesmo encontro, foi decidido que, nas cidades maiores, a executiva nacional precisa referendar a coligação, o que não é o caso de Pirapora. (Com colaboração de André Peixoto)

Entenda
Oficial. No próximo domingo, o PT de Pirapora realiza a sua convenção, em que vai oficializar a chapa majoritária que apoiará na eleição de outubro, além do nome dos candidatos a vereador.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos