Cruzeiro não segura o São Paulo e perde a primeira no Brasileirão

São Paulo derrubou a invencibilidade do Cruzeiro nos contra-golpes
O Cruzeiro foi para cima do São Paulo, tentou de tudo, mas não conseguiu superar o Tricolor, neste sábado, no Independência. Em uma noite que o ataque azul não deixou a sua marca, a Raposa foi batida em casa, por 3 a 2, e sofreu o primeiro revés neste Campeonato Brasileiro. Luis Fabiano, Lucas e Jadson balançaram as redes para o visitante, enquanto o zagueiro Rafael Donato, estreante do dia, marcou os dois gols do time celeste na partida.
Além da perda da invencibilidade, a derrota para clube paulista acabou custando ao Cruzeiro a liderança do Nacional, já que o Fluminense venceu o Náutico por 2 a 0, também neste sábado, e foi a 15 pontos, passando o time mineiro, que tem 14.
De um lado, o Cruzeiro tinha a missão de defender a liderança do Nacional. Do outro, o São Paulo, sem o técnico Leão, demitido durante a semana, buscava a reabilitação após a eliminação na Copa do Brasil e a derrota para a Portuguesa na rodada anterior. O fato de jogar fora de casa e contra o líder do campeonato, porém, não intimidou o experiente time paulista, que se impôs diante da Raposa e o resultado foi um primeiro tempo bastante movimentado. Em 15 minutos de confronto, três gols e o placar da parcial já estava definido: 2 a 1 para o São Paulo.
Diante de sua torcida, foi o Cruzeiro quem tomou a iniciativa no primeiro tempo e partiu logo para cima do adversário, explorando principalmente as jogadas pelo lado esquerdo. O São Paulo, que apostou nos rápidos contra-ataques na etapa inicial, segurava a pressão, mas sem deixar de levar perigo ao gol de Fábio. Apesar do domínio celeste nos minutos iniciais, o Tricolor acabou criando a primeira chance clara de gol.
Aos 5 minutos, Cortêz tocou na grande área para Jadson que, sem marcação, chutou para fora. Não demorou muito para o clube paulista equilibrar o duelo e, aos 11 minutos, em uma falha da defesa azul, o Fabuloso não perdoou e colocou o São Paulo na frente. Estreante do dia, o zagueiro Rafael Donato furou na cobertura e Luis Fabiano apareceu sozinho atrás dele para botar a bola no fundo do gol celeste.
Rafael Donato, porém, mostrou personalidade, não se deixou abater pelo erro e, no minuto seguinte, empatou para a Raposa, de cabeça. A festa da torcida cruzeirense, porém, durou pouco. Três minutos depois, Luis Fabiano colocou Lucas praticamente na cara do gol de Fábio e o jovem jogador não desperdiçou, desempatando a partida.
A Raposa continuou confiando e manteve a postura ofensiva até o fim da etapa. Por outro lado, o São Paulo se fechou atrás e pouco trabalho deu a Fábio após o segundo gol. Fabinho, aos 27 minutos, ainda teve uma boa chance de igualar de cabeça, mas a bola foi para fora. Aos 43 minutos, foi a vez de Donato, que quase arrancou o empate, novamente de cabeça, mas não conseguiu furar as redes adversárias.
Na volta do intervalo, um banho de água fria para o Cruzeiro, que vinha tendo o domínio do jogo. Aos 3 minutos, Jadson aproveitou um rebote de Fábio e fez o terceiro gol do Tricolor. Mas a Raposa mais uma vez não se abateu, continuou buscando o gol na partida e foi recompensada. Depois de ficar no quase várias vezes, novamente Rafael Donato, que já era vaiado em campo, diminuiu a diferença para o time mineiro, de cabeça.
Assim como no primeiro tempo, o São Paulo voltou a recuar, aguardando o momento certo para dar o "bote", que foi quase certeiro, aos 17 minutos. Lucas sofreu falta na grande área celeste e o juiz marcou pênalti. Luis Fabiano cobrou no canto esquerdo, mas Fábio saltou para salvar o Cruzeiro do quarto gol e dar um gás a mais a equipe celeste na partida.
O time mineiro, buscando evitar a derrota, foi com tudo para cima, dominou o restante do confronto, mas não conseguiu empatar a partida, sofrendo o primeiro revés no Nacional. Agora, o próximo compromisso do Cruzeiro pelo Brasileirão é contra o Internacional, no sábado, 7 de julho, às 18h30, no Beira-Rio. No domingo, no Morumbi, o São Paulo reencontra o Coritiba, seu algoz na Copa do Brasil, a partir das 16h.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos