Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Mineradora chinesa e ruralistas divergem sobre venda de terras

Audiência pública ontem abriu investigação sobre reclamação dos ruralistas
Pequenos proprietários rurais da cidade de Grão Mogol, no Norte de Minas, questionam o comportamento da mineradora Sul Americana de Metais (SAM) na região. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Grão-Mogol, Lúcio Moreira Costa, a empresa estaria pressionando os agricultores a venderem suas terras abaixo dos preços de mercado.
Para apurar a denúncia, deputados da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizaram uma audiência pública na cidade, na manhã de ontem. Segundo o deputado Rogério Corrêa (PT), há alguns casos que precisam de maior investigação. "Um dos agricultores disse que concordou em vender um pedaço de terra por R$ 70 mil, mas depois ficou sabendo que o contrato era para o terreno inteiro, avaliado em mais de R$ 24 milhões". Segundo o deputado, a audiência não contou com representantes da empresa e uma nova reunião, agora com membros do Ministério Público e de órgãos ambientais, será realizada em agosto em Belo Horizonte.
A empresa foi contatada,mas, até o fechamento da edição, não havia enviado nenhuma resposta.
Projeto. A SAM foi criada pela Votorantim Novos Negócios (VNN) em 2006, mas foi vendida para os chineses da Honbridge Holdings.
O único projeto da empresa é a produção de 25 milhões de toneladas de minério de ferro na mina de Grão-Mogo.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG