Documentos e computadores foram levados pela Polícia Federal em Porteirinha


Durante a operação “Máscara da Sanidade”, realizada nesta quinta-feira (21/06), a Polícia Federal visitou em Porteirinha alguns órgãos públicos municipais, cartório de imóveis, residências e empresas. Apesar da PF não divulgar os detalhes, sabe-se que foi levado um número não estimado de documentos e computadores que comprovariam um suposto esquema de fraude.
Após operação em 36 cidades, a PF divulgou a prisão temporária de dezesseis pessoas envolvidas no suposto esquema de fraudes em licitações do setor de construção civil. Sem revelar os nomes e o envolvimento de cada um no esquema, a PF informou que entre os presos há um vereador, dois secretários municipais, servidores públicos, empresários do ramo da construção civil e funcionários das empresas.
Os presos responderão por crimes contra a administração pública, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, dentre outros. Se condenados, as penas máximas aplicadas aos crimes ultrapassam 30 anos.
Desde a noite de ontem, a PF já se encontrava nas sedes das cidades envolvidas. Agentes de outras partes do país, fiscais da Receita Federal e até avião foi utilizado na operação. Segundo o delegado da Polícia Federal em Montes Claros Eduardo Maurício de Araújo, três empresas, ligadas aos mesmos sócios, seriam responsáveis por desvios de recursos públicos há pelo menos vinte anos. Todas são alvo de ações penais e investigações do Ministério Público.
Além dos 16 mandados de prisão temporária, agentes da PF cumpriram outros 104 mandados, 55 de busca e apreensão (16 pessoas físicas e 39 pessoas jurídicas, incluindo as prefeituras municipais) e 49 de sequestro de valores, bens móveis e imóveis. Os valores apurados só serão divulgados pela Polícia Federal na próxima sexta-feira (22), quando terminar a conferência dos malotes.
Além da cidade de Porteirinha, os outros municípios que terão seus contratos investigados são Bocaiúva, Bonito de Minas, Brasília de Minas, Campo Azul, Capelinha, Capitão Enéas, Claro dos Poções, Cônego Marinho, Coração de Jesus, Engenheiro Navarro, Francisco Sá, Glaucilândia, Guaraciama, Indaiabira, Itamarandiba, Januária, Joaquim Felício, Josenópolis, Manga Mato Verde, Olhos D’água, Padre Carvalho, Pai Pedro, Patis, Pedras de Maria da Cruz, Pirapora, Salinas, Santa Cruz de Salinas, Santo Antônio do Retiro, São Francisco, São João da Ponte, São João das Missões, Taiobeiras, Ubaí e Varzelândia.
Até o momento a Prefeitura de Porteirinha não divulgou nenhuma nota sobre o assunto.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com


Fonte: Jornal de Porteirinha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos