Janaúba: comunicamos o falecimento do senhor Lourival Queiroz Gonçalves

Imagem
É com pesar que comunicamos o falecimento do senhor Lourival Queiroz Gonçalves. A família comunica que o velório está acontecendo na residência situada na Rua Santa Rita, N 174, no Centro de Nova Porteirinha. O sepultamento será nesta segunda-feira, 19 de janeiro, às 8 horas da manhã, no Cemitério da Saudade em Janaúba.

Tremores danificaram cavernas da Lapa d'Água em Montes Claros

Parque Estadual da Lapa Grande fica
em uma área de 8.000 hectares
na periferia de MOC
MONTES CLAROS – Os tremores de terra registrados em Montes Claros, no Norte de Minas, danificaram formações da Gruta da Lapa D'água, dentro do Parque Estadual da Lapa Grande. A constatação foi realizada nesta quinta-feira (24) à tarde por três espeleólogos do Espeleogrupo Peter Lund, de Montes Claros, acompanhados de técnicos da Comissão Municipal de Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Eduardo Gomes Assis, espeleólogo do Peter Lund, explicou que houve danos em formações como colunas, estalagmites e fragmentos de rocha que se desprenderam do teto. Mas, que não houve dano estrutural na caverna.
A gruta faz parte do complexo de cavernas que fica dentro do Parque Estadual da Lapa Grande, uma área de 8.000 hectares na periferia de Montes Claros e nas imediações de onde também ficam as principais pedreiras da cidade. Eduardo Gomes explica que o relatório será encaminhado para Instituto Estadual de Floresta (IEFA), que gerencia o parque, para saber as providências a serem tomadas. Ele lamenta o dano, pois a maior preocupação de quando foi criado o parque era preservar o acervo das grutas.
Nesta quinta-feira, os três técnicos do Observatório Sismológico da Universidade de Brasilia (UnB) chegaram a Montes Claros, na parte da tarde, mas não fizeram nenhuma vistoria ou estudo sob a alegação de que aguardariam a chegada da professora Mônica Giannoccaro Von Huelsen, que responde pela direção do Obsis. Ela chegou a Belo Horizonte nesta tarde, mas perdeu a conexão do voo para Montes Claros.
A professora e os técnicos do Obsis falarão às 8h30 de sexta-feira (25) sobre as providências que estão sendo tomadas para o levantamento científico das causas e a extensão dos abalos sísmicos registrados no município. Montes Claros teve 36 tremores de terra desde 2008.


Girleno Alencar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira