Prefeitura de Verdelândia leva atendimento oftalmológico gratuito à população em ação inédita de cuidado e prevenção

Imagem
A Administração Verdelândia da Esperança, liderada pelo prefeito Wilton Madureira, segue transformando a saúde pública do município com ações que priorizam o cuidado e o bem-estar da população. Desta vez, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Associação Olhar Pelo Próximo, está realizando uma ampla série de atendimentos oftalmológicos gratuitos para os moradores das comunidades urbanas e rurais. Entre os dias 1º e 7 de novembro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cachoeirinha, Amargoso e Limera se transformaram em polos de atendimento, levando mais qualidade de vida, prevenção e atenção especializada aos verdelandenses. A ação oferece 10 tipos diferentes de exames oftalmológicos, permitindo o diagnóstico precoce de doenças oculares e a garantia de um atendimento digno a quem mais precisa. Saúde que enxerga o povo O mutirão oftalmológico é um exemplo de gestão eficiente e comprometida. A Prefeitura de Verdelândia entende que a saúde preventiva é e...

Tremores danificaram cavernas da Lapa d'Água em Montes Claros

Parque Estadual da Lapa Grande fica
em uma área de 8.000 hectares
na periferia de MOC
MONTES CLAROS – Os tremores de terra registrados em Montes Claros, no Norte de Minas, danificaram formações da Gruta da Lapa D'água, dentro do Parque Estadual da Lapa Grande. A constatação foi realizada nesta quinta-feira (24) à tarde por três espeleólogos do Espeleogrupo Peter Lund, de Montes Claros, acompanhados de técnicos da Comissão Municipal de Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Eduardo Gomes Assis, espeleólogo do Peter Lund, explicou que houve danos em formações como colunas, estalagmites e fragmentos de rocha que se desprenderam do teto. Mas, que não houve dano estrutural na caverna.
A gruta faz parte do complexo de cavernas que fica dentro do Parque Estadual da Lapa Grande, uma área de 8.000 hectares na periferia de Montes Claros e nas imediações de onde também ficam as principais pedreiras da cidade. Eduardo Gomes explica que o relatório será encaminhado para Instituto Estadual de Floresta (IEFA), que gerencia o parque, para saber as providências a serem tomadas. Ele lamenta o dano, pois a maior preocupação de quando foi criado o parque era preservar o acervo das grutas.
Nesta quinta-feira, os três técnicos do Observatório Sismológico da Universidade de Brasilia (UnB) chegaram a Montes Claros, na parte da tarde, mas não fizeram nenhuma vistoria ou estudo sob a alegação de que aguardariam a chegada da professora Mônica Giannoccaro Von Huelsen, que responde pela direção do Obsis. Ela chegou a Belo Horizonte nesta tarde, mas perdeu a conexão do voo para Montes Claros.
A professora e os técnicos do Obsis falarão às 8h30 de sexta-feira (25) sobre as providências que estão sendo tomadas para o levantamento científico das causas e a extensão dos abalos sísmicos registrados no município. Montes Claros teve 36 tremores de terra desde 2008.


Girleno Alencar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga