Tremores danificaram cavernas da Lapa d'Água em Montes Claros

Parque Estadual da Lapa Grande fica
em uma área de 8.000 hectares
na periferia de MOC
MONTES CLAROS – Os tremores de terra registrados em Montes Claros, no Norte de Minas, danificaram formações da Gruta da Lapa D'água, dentro do Parque Estadual da Lapa Grande. A constatação foi realizada nesta quinta-feira (24) à tarde por três espeleólogos do Espeleogrupo Peter Lund, de Montes Claros, acompanhados de técnicos da Comissão Municipal de Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Eduardo Gomes Assis, espeleólogo do Peter Lund, explicou que houve danos em formações como colunas, estalagmites e fragmentos de rocha que se desprenderam do teto. Mas, que não houve dano estrutural na caverna.
A gruta faz parte do complexo de cavernas que fica dentro do Parque Estadual da Lapa Grande, uma área de 8.000 hectares na periferia de Montes Claros e nas imediações de onde também ficam as principais pedreiras da cidade. Eduardo Gomes explica que o relatório será encaminhado para Instituto Estadual de Floresta (IEFA), que gerencia o parque, para saber as providências a serem tomadas. Ele lamenta o dano, pois a maior preocupação de quando foi criado o parque era preservar o acervo das grutas.
Nesta quinta-feira, os três técnicos do Observatório Sismológico da Universidade de Brasilia (UnB) chegaram a Montes Claros, na parte da tarde, mas não fizeram nenhuma vistoria ou estudo sob a alegação de que aguardariam a chegada da professora Mônica Giannoccaro Von Huelsen, que responde pela direção do Obsis. Ela chegou a Belo Horizonte nesta tarde, mas perdeu a conexão do voo para Montes Claros.
A professora e os técnicos do Obsis falarão às 8h30 de sexta-feira (25) sobre as providências que estão sendo tomadas para o levantamento científico das causas e a extensão dos abalos sísmicos registrados no município. Montes Claros teve 36 tremores de terra desde 2008.


Girleno Alencar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos