Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Monte Azul: Polícia desarticula tentativa de motim em Presídio



Uma tentativa de motim foi registrado neste domingo (08), no Presídio de Monte Azul, no Norte de Minas Gerais. De acordo com o registro da Polícia Militar, um policial penal ouviu um barulho estranho e, ao chegar onde os detentos estavam, visualizou um deles arrancando um pedaço de ferro da porta da cela de triagem. O homem desobedeceu a ordem para entregar a barra e correu para o banheiro.

Ainda de acordo com o registro da PM, houve ameaças aos policiais e agressões, e por procedimentos de segurança, foi necessário retirar os outros presos da cela.

Com a chegada de reforços ao presídio, muitas houve aglomeração na rua. Consta no Boletim de Ocorrência que alguns detentos quebraram a parede do banheiro e passaram a jogar tijolos nos policiais. Outros presos jogaram pedras e quebraram uma cela. Logo depois, colocaram fogo em colchões e roupas. As chamas foram contidas pelos próprios policiais.

Conforme a polícia, pelo menos, seis detentos foram identificados como responsáveis pelo motim.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) confirmou que os policiais penais do Presídio de Monte Azul controlaram uma subversão da ordem na unidade prisional.

“A ação dos policiais penais foi necessária em razão de um preso ter conseguido arrancar um pedaço de ferro da porta da cela de triagem e não obedecer a ordem de procedimento padrão para entrada dos policiais na cela. O custodiado tentou esconder o objeto no vaso sanitário, que precisou ser arrancado posteriormente para a retirada do ferro. Com a movimentação, presos de duas outras celas começaram a atear fogo em pedaços de roupas, colchões e demais objetos, jogando-os no pátio. As chamas foram rapidamente controladas. A Polícia Militar foi acionada para isolar o perímetro de segurança da unidade em razão do fluxo de pessoas que se aglomeraram em uma praça que fica em frente à unidade”, informou a nota.

O texto da SEJUSP disse, ainda, que a unidade segue a rotina, e que não houve reféns ou perda de controle de segurança, “por isso o evento não é classificado como motim ou rebelião”, ratificou.

Os presos envolvidos passarão pelo Conselho Disciplinar para apuração das faltas administrativas. O Poder Judiciário também será comunicado pela SEJUSP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG