Norte de Minas Gerias produz o melhor mel do Mundo, Mel da aroeira



(Por Michelle Valverde) A apicultura, em Minas Gerais, vem se desenvolvendo nos últimos anos. Com a promoção de cursos e maior orientação, produtores têm ingressado na atividade e buscado maior profissionalização. A atividade também é vista como uma boa alternativa para regiões mais secas, como o Norte de Minas Gerais, onde a estiagem dificulta a produção agrícola. Além do mel, o Estado também é produtor de própolis verde.

De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a atividade apícola está presente em 580 municípios mineiros e gera em torno de 45 mil empregos diretos e indiretos. Em 2021, foram produzidas 7.155 toneladas de produtos apícolas em Minas, entre mel e própolis, volume que deve crescer para 7.512 toneladas em 2022.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais conta com 6.617 agricultores familiares e 1.254 dos demais portes. No Estado estão instaladas cerca de 150 associações de apicultores.

O mel é produzido em todas as regiões do Estado, mas vem se destacando no Norte de Minas, com a produção do mel de aroeira. No início do ano, o Mel do Norte de Minas recebeu o registro de Indicação Geográfica, na espécie Denominação de Origem. A produção anual média do Mel do Norte de Minas é 450 toneladas, e a tendência é de alta.

O coordenador-técnico regional da Emater-MG em Montes Claros, Luiz Fernando Chaves Mendes, explica que a produção de mel na região é crescente e vem sendo estimulada pela realização de eventos que capacitam os apicultores, como palestras e o Seminário da Apicultura. Além disso, há um grande trabalho de assistência técnica realizado pela Emater.

“Com vários eventos, parceiros e assistência técnica conseguimos levar técnicas de manejo e capacitação para os apicultores, que estão se desenvolvendo. A apicultura tem grande potencial na região, e, comparada com outras criações, a abelha está ligada à preservação ambiental. A produção de mel vem despertando o interesse dos produtores que querem aproveitar o potencial que não é explorado ainda. A atividade pode ser desenvolvida na natureza, nas áreas de reservas, e o Norte de Minas tem a aroeira, que é específica da região e apresenta grande potencial”.

Mel da aroeira
Mendes explica ainda que, até pouco tempo atrás, o mel da aroeira, por ser escuro, não era valorizado. Mas a realização de pesquisas mudou a situação. Foram descobertas propriedades medicinais e a demanda pelo produto aumentou.

“O Norte de Minas tem várias floradas, mas a descoberta dos potenciais da aroeira fez com que o interesse pelo mel da aroeira aumentasse, o que também agregou valor e despertou o interesse de outros produtores”.

A apicultura no Norte de Minas também vem crescendo devido ao clima mais seco, o que compromete a atividade agrícola. Mendes destaca que a alternativa é muito interessante, mas que o apicultor deve se capacitar e investir na produção.

Entre os desafios enfrentados pelos produtores, não só do Norte de Minas, Mendes destaca o uso irregular de produtos químicos, o que vem causando a morte de abelhas em várias partes do mundo.

O processamento e a regularização da atividade também são considerados desafios. Por isso, a Emater e diversos parceiros têm incentivado e ajudado na criação e organização de associações e dos documentos necessários para a regularização das unidades de processamento.

“Várias unidades de processamento estão em construção na região, visando a obtenção de um mel de melhor qualidade e em local adequado, conforme as normas sanitárias. Isso é importante para disponibilizar ao mercado um produto seguro. Além disso, é requisito para exportar”.

Própolis verde
Além do mel, o Estado se destaca também na produção de própolis, principalmente o verde, que é exportado para países asiáticos e para os Estados Unidos. Conforme a Seapa, a produção de própolis verde se concentra na região Central de Minas Gerais.

O presidente da Cooperativa Nacional de Apicultura (Conap), Cristiano Carvalho, explica que a atividade é bem procurada, principalmente, em época de crise econômica. A entidade oferece diversos cursos de capacitação para os produtores e ingressantes, já a profissionalização é um desafio.

Segundo Carvalho, o manejo adequado é importante para se ter maior produtividade. Também é necessária dedicação, investimentos na saúde e seleção da genética das abelhas.

“A apicultura, sempre que se tem uma crise, é bem buscada porque gera uma renda extra ou, até mesmo, vira atividade principal da pessoa. Um dos principais produtos e que atrai a atenção de novos produtores é o própolis verde, que é de Minas. O produto é bem valorizado e tem alta demanda. O Estado exporta para vários países como Japão, Coreia, Taiwan e Estados Unidos”.

Durante a pandemia de Covid-19, a demanda pelo produto ficou ainda maior, devido aos benefícios para a saúde. Carvalho explica que apesar da produção do própolis verde ser significativa, não se tem dados concretos do volume produzido em Minas Gerais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos