Incêndio em Ibiracatu atinge vegetação da zona rural



Na manhã do último sábado (06), uma Guarnição de Bombeiros do 8º Pelotão em Januária deslocou em apoio à comunidade de Vertente, zona Rural de Ibiracatu, para realizar combate a um incêndio florestal.

Segundo informações dos militares, os moradores da região disseram que o incêndio havia iniciado no dia anterior em uma área de mata do tipo cerrado, sendo as suas causas desconhecidas. Desde então, os moradores locais empreenderam ações no sentido de debelar as chamas, todavia sem êxito.

Os bombeiros disseram ainda que no local, a equipe deparou com um incêndio de grandes proporções, com chamas altas, que já se aproximavam de plantações e várias residências. Diante do exposto, após estudos de situação, imediatamente foi colocado em prática o plano de ação de combate às chamas. A equipe de Bombeiros, apoiada pelos moradores da localidade, montou uma frente de trabalho que compuseram uma linha de ataque ao fogo, com o uso de Bombas Costais, Soprador, Abafadores e Ferramentas de Sapa.

As primeiras ações de combate priorizaram um flanco do incêndio que ameaça casas e plantações. Nessa etapa, partindo de uma linha de defesa natural, foi criada uma “linha negra” que impediu que o incêndio avançasse para a área a ser protegida. Simultaneamente a essa intervenção, foram empregadas técnicas de “fogo de encontro” (fogo contra fogo) e criação de linhas de defesa (aceiros).

De forma coordenada e simultânea, a equipe percorreu a área do incêndio, efetuando combate direto às chamas com bombas costais, soprador e abafadores.

Após varias horas ininterruptas de trabalho, o incêndio foi controlado.

Concluídas ações de combate foi realizado monitoramento da área e ao anoitecer os trabalhos foram encerrados, sendo os moradores orientados a monitorar o local e caso surja novos focos entrar em contato com o 8º Pelotão de Bombeiros.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos