Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Presídio de Monte Azul é beneficiado com convênio do MPMG que viabiliza trabalho voluntário em espaços públicos da região



O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Monte Azul, na região Norte de Minas Gerais, obteve, como resultado de um Procedimento de Projeto Social (Props), a celebração de convênios entre os Municípios de Mato Verde e de Monte Azul e o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen) para a transformação do trabalho voluntário de detentos do Presídio de Monte Azul em política pública. Com os termos de compromissos assinados, já há, inclusive, presos trabalhando voluntariamente na manutenção de espaços públicos locais.

O objetivo da iniciativa é aproveitar a mão-de-obra ociosa do estabelecimento prisional para prestar serviços públicos constituídos por trabalhos braçais simples, de forma a suprir a demanda de trabalhadores nos municípios da região. O trabalho tem natureza de serviço voluntário, portanto não será remunerado e não haverá obrigatoriedade de adesão dos detentos.

“Além disso, o projeto visa contribuir para a reinserção e ressocialização de presos ao estimular o contato com o ambiente de trabalho. Busca também melhorar a imagem dos detentos perante a sociedade, através do trabalho em favor de benefícios públicos. Esse processo contribui para a diminuição da estigmatização social vivida por pessoas que retornam do sistema prisional”, explica o promotor de Justiça Flávio Barreto Feres, responsável pela iniciativa.

A partir da formalização dos convênios, o trabalho se tornará uma atividade institucional do presídio. “A ideia é construir uma relação duradoura com as instituições para aproveitamento dessa mão-de-obra, de forma a ser mantido esse vínculo mesmo com a rotatividade natural de cargos chaves na região norte, como a Direção do Presídio, Promotor de Justiça e Chefes do Executivo local. A sua qualificação enquanto política pública permite a continuidade a longo prazo, medida tão necessária para a obtenção dos resultados pretendidos", acrescenta o promotor.

O acompanhamento do projeto será feito pela Promotoria de Justiça de Monte Azul, que receberá a documentação e os registros do cronograma adotado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG